NERES, Leomir Batista
O Stellarium como estratégia para o ensino de Astronomia
Ilheus/BA, Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, 2017. 168p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: George Kouzo Shinomiya).
|
Resumo |
Este trabalho tem o objetivo de abordar conceitos astronômicos na sala de aula
através da utilização de um recurso tecnológico: o software de código aberto
Stellarium, o qual permite a simulação de diversos fenômenos astronômicos e a
possibilidade do desenvolvimento de habilidades específicas ligadas ao uso da
tecnologia, tão presente em nossa vida cotidiana atualmente. Além disso, esse
software possibilita simular as fases da Lua, o nascer e ocaso do Sol, fornece a
distância dos astros em relação ao Sol e diversos outros fenômenos de difícil
observação a olho nu. Nesse sentido, a partir da utilização desse recurso
tecnológico, agregamos vários outros e elaboramos atividades estruturadas para
melhor compreensão da Astronomia por meio de uma sequência de ensino
aprendizagem que busca auxiliar o desenvolvimento desse tópico por outros
professores. Essa sequência foi desenvolvida com base na teoria da aprendizagem
significativa do teórico americano David Ausubel, que busca valorizar os
conhecimentos que o educando traz consigo, e quando aplicada em situação real de
sala de aula teve grande aceitação pelos alunos.
|
Palavras-chave |
Astronomia, Aprendizagem Significativa, Stellarium.
|
Abstract |
This work aims to study astronomical concepts in the classroom through the use of a
technological resource: the open source software Stellarium, which allows the
simulation of several astronomical phenomena and the possibility of developing
specific skills related to the use of technology so present in our daily lives today. In
addition, this software makes possible to simulate the phases of the Moon, the
sunrise and sunset, provide the distance of the stars from the Sun, and numerous
other phenomena that are difficult to observe with the naked eye. In this sense, from
the use of this technological resource, we add several others and elaborate
structured activities for a better understanding of Astronomy through a sequence of
teaching – learning that seeks to help the development of this topic by other
teachers. This sequence was developed taking into account the theory of significant
learning by the American theorist David Ausubel, who seeks to value the knowledge
that the learner brings with him. When applied in a specific classroom, this sequence
has had a great acceptance by the students.
|
Keywords |
Astronomy, Significant Learning, Stellarium.
|
Nível |
Mestrado
|