O Stellarium como estratégia para o ensino de Astronomia

NERES, Leomir Batista
O Stellarium como estratégia para o ensino de Astronomia
Ilheus/BA, Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, 2017. 168p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: George Kouzo Shinomiya).

Resumo Este trabalho tem o objetivo de abordar conceitos astronômicos na sala de aula através da utilização de um recurso tecnológico: o software de código aberto Stellarium, o qual permite a simulação de diversos fenômenos astronômicos e a possibilidade do desenvolvimento de habilidades específicas ligadas ao uso da tecnologia, tão presente em nossa vida cotidiana atualmente. Além disso, esse software possibilita simular as fases da Lua, o nascer e ocaso do Sol, fornece a distância dos astros em relação ao Sol e diversos outros fenômenos de difícil observação a olho nu. Nesse sentido, a partir da utilização desse recurso tecnológico, agregamos vários outros e elaboramos atividades estruturadas para melhor compreensão da Astronomia por meio de uma sequência de ensino aprendizagem que busca auxiliar o desenvolvimento desse tópico por outros professores. Essa sequência foi desenvolvida com base na teoria da aprendizagem significativa do teórico americano David Ausubel, que busca valorizar os conhecimentos que o educando traz consigo, e quando aplicada em situação real de sala de aula teve grande aceitação pelos alunos.
Palavras-chave Astronomia, Aprendizagem Significativa, Stellarium.
Abstract This work aims to study astronomical concepts in the classroom through the use of a technological resource: the open source software Stellarium, which allows the simulation of several astronomical phenomena and the possibility of developing specific skills related to the use of technology so present in our daily lives today. In addition, this software makes possible to simulate the phases of the Moon, the sunrise and sunset, provide the distance of the stars from the Sun, and numerous other phenomena that are difficult to observe with the naked eye. In this sense, from the use of this technological resource, we add several others and elaborate structured activities for a better understanding of Astronomy through a sequence of teaching – learning that seeks to help the development of this topic by other teachers. This sequence was developed taking into account the theory of significant learning by the American theorist David Ausubel, who seeks to value the knowledge that the learner brings with him. When applied in a specific classroom, this sequence has had a great acceptance by the students.
Keywords Astronomy, Significant Learning, Stellarium.
Nível Mestrado