O uso da Astronomia com auxílio de tecnologias e dinâmicas para o ensino da Física

VASCONCELOS, Thyago Teixeira
Fortaleza/CE, Universidade Federal do Ceará, UFC, 2018. 140p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Carlos Alberto Santos de Almeida).

Resumo Este trabalho foi desenvolvido com intuito de dar suporte ao professor de Física em sua prática docente, tendo como alvo alunos do ensino médio de escolas públicas ou alunos de ciência dos nonos anos do ensino fundamental de escolas particulares. O produto educacional está baseado em cinco tópicos (Medições Científicas, Estudo dos Movimentos, Força, Temperatura e Calor, Luz e Radiação) que permitem o uso da Astronomia como ciência interdisciplinar e motivadora para o ensino da Física. São usados como ferramentas de ensino as atividades lúdicas como Caça Palavras e Palavras Cruzadas, bem como simulações e animações com auxilio computadores das salas de informáticas e lousas digitais para apresentações interativas com os discentes. Os materiais em anexos são constituídos por roteiros de práticas no PhET (Physics Education Tecnology) entre outras animações, uma série de Caça Palavras e Palavras Cruzadas. Todo o roteiro foi usado como ferramenta de ensino-aprendizagem com finalidade desenvolver capacidade de concentração e memorização, servindo como base para motivação de compreensão de conceitos auxiliando o ensino de Física na educação básica tendo como foco a Astronomia.
Palavras-chave Simulações, Animações, Caça Palavras, Palavras Cruzadas.
Abstract This work was developed with the purpose of supporting the physics teacher in his teaching practice, targeting high school students from public schools or science students from the ninth year of elementary school. The educational product is based on five topics (Scientific Measurements, Study of Motion, Force, Temperature and Heat, Light and Radiation) that allow the use of astronomy as an interdisciplinary and motivational science for the teaching of physics. Teaching tools include play activities such as wordplay and crossword puzzles, as well as simulations and animations with the aid of computers from the computer rooms and digital whiteboard for interactive presentations with the students. The materials in annexes are constituted by scripts of practices in PhET (Physics Education Technology) among other animations, a series of word-searchers and crosswords. The whole script was used as a teaching-learning tool with the purpose of developing capacity for concentration and memorization, serving as a basis for the understanding of concepts motivating the teaching of physics in basic education focusing on Astronomy.
Keywords Simulations, Animations, Search words, Crosswords.