O uso da Astronomia como eixo temático motivador para introdução ao estudo de Cinemática no Ensino Médio

FRINHANI, Geysa
São Mateus/ES, Centro Universitário Norte do Espírito Santo, CEUNES, 2016. 128p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Marcia Regina Santana Pereira.).

Resumo Esta dissertação descreve uma intervenção pedagógica realizada nas aulas de Física com alunos da primeira série do Ensino Médio. Trata-se da construção e aplicação de uma sequência didática sobre Cinemática, que utilizou a Astronomia como eixo temático motivador e teve como base o ensino por investigação e a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. Foi produzida e aplicada pela própria autora, caracterizando-se, portanto, como uma pesquisa-ação, cuja natureza é qualitativa. A aplicação das atividades foi realizada na “Escola Estadual Comunitária Rural de Colatina” no ano de 2015 e envolveu 36 estudantes matriculados no turno matutino e a professora de Física, também pesquisadora. A produção da sequência didática adotada teve por base os resultados obtidos na análise preliminar dos livros didáticos de Física selecionados no PNLD 2012. Esta análise busca identificar a ocorrência de conteúdos específicos de Astronomia, e como estes conteúdos são abordados nos livros (curiosidades, exercícios propostos, argumentos introdutórios, etc.). O objetivo da pesquisa é averiguar a possibilidade de utilização efetiva dos conteúdos em Astronomia como um eixo principal para o ensino de Cinemática. Os instrumentos utilizados para a produção dos dados que subsidiaram as análises foram um diário de campo da professora- pesquisadora, uma pesquisa diagnóstica com os alunos e mapas conceituais produzidos pelos estudantes.
Palavras-chave Ensino de Astronomia, Livros Didáticos, Ensino de Física, Ensino por Investigação, Aprendizagem Significativa.