O uso da Astronomia como instrumento para a introdução ao estudo das radiações eletromagnéticas no ensino médio

SCHMITT, Cesar Eduardo
O uso da Astronomia como instrumento para a introdução ao estudo das radiações eletromagnéticas no ensino médio
Porto Alegre/RS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Ensino de Física (Profissionalizante), 2006. 113p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Basílio Xavier Santiago).

Resumo Este trabalho relata a utilização de tópicos ligados à Astronomia, como motivação educacional, a fim de inserir o estudo das radiações eletromagnéticas, com abordagem na Física Moderna. Em geral, a bibliografia atual disponível trata deste assunto (sob o título “ondas eletromagnéticas”) no capítulo relacionado a “ondas”, dentro da física clássica, não abordando assim, conceitos da física moderna: dualidade onda partícula, quantização da energia, efeito foto-elétrico, lei de Planck, etc. O tema foi abordado utilizando atividades práticas: observação do Sol, observação do céu com telescópio, simulação computacional através de applets disponíveis na Internet, atividades de laboratório, sempre partindo de aspectos relacionados à Astronomia. A proposta foi aplicada em uma turma de terceira série de ensino médio, do Instituto Estadual de Educação de Sapiranga, cidade do Vale do Rio dos Sinos. Este trabalho foi embasado pela teoria de Aprendizagem Significativa de Ausubel e de Novak, e pela teoria de mediação de Vygotsky. A partir dos dados colhidos através de testes comparativos, entrevistas e depoimentos dos alunos foi possível detectar que os alunos estiveram motivados para a aprendizagem, sendo que alguns inclusive passaram a se interessar mais pela disciplina de Física. Ao finalizar a aplicação desta proposta de trabalho, foi concebido um CD, com textos, simulações e sugestões para aplicações em sala de aula.