ORKIEL, Edenilson
O uso de tecnologias de informação e comunicação no ensino de movimentos em duas dimensões. Lançamento de foguetes
Ponta Grossa/PR, Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, 2016. 197p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Silvio Luiz Rutz da Silva).
|
Resumo |
Neste trabalho a pretensão foi ensinar o conteúdo estruturante movimentos em
duas dimensões, abordando os conceitos relacionados aos movimentos
uniforme, acelerado e oblíquo com a construção e uso de experimentos simples
para isso. Neste sentido, foi construído com os alunos foguetes movidos a água
e ar comprimido, bem como outros tipos de experimentos demonstrando o
movimento de objetos fazendo-se o registro em vídeo para análise posterior com
o auxílio do programa computacional Tracker. O programa Tracker é utilizado
como um facilitador no entendimento dos conceitos relacionados aos
movimentos uniforme e acelerado, bem como da composição de movimentos em
duas dimensões, ou movimento oblíquo. Dentro destas atividades, o propósito
foi possibilitar aos alunos aulas que permitam o entendimento de como se
constroem os modelos físicos do movimento e as equações que os descrevem,
objetivando-se dar sentido aos conceitos físicos ensinados. Como exemplo,
citamos, através do programa Tracker, possibilitar aos alunos atividades de
construção de gráficos dos movimentos, bem como sua análise e interpretação
correlacionando com o que foi visualizado na prática. Após a análise dos
resultados obtidos, pôde ser observado que as aulas diferenciadas, com a
utilização das TIC, do programa Tracker e de experimentos construídos pelos
próprios alunos, contribuíram para a motivação e interesse pelo assunto
ensinado ao mesmo tempo que o caminho para a aprendizagem ficou facilitado,
atingindo o êxito da proposta.
|
Palavras-chave |
Ensino de Física, Tecnologias de Informação e Comunicação, Programa Tracker.
|
Abstract |
In this work the intention was to teach the content structuring movements in two
dimensions, addressing the concepts related to the uniform motion, accelerated
and oblique with the construction and use of simple experiments for it. In this
sense, it was built with the student’s rocket powered by water and compressed
air, as well as other types of experiments demonstrating the movement of objects
making up the record video for later analysis with the help of Tracker computer
program. Tracker program is used as a facilitator in the understanding of the
concepts related to uniform, accelerated movement as well as movements in two
dimensions’ composition or oblique movement. Within these activities, the
purpose was to enable students to classes that allow understanding of how to
build physical models of motion and the equations that describe them, aiming to
make sense of the physical concepts taught. One example is through the Tracker
program, enabling students graphing activities of the movements, as well as
analysis and interpretation correlating with what has been seen in practice. After
analyzing the results, it could be observed that the different classes with the use
of ICT, the Tracker program and experiments built by the students themselves,
contributed to the motivation and interest in the subject taught at the same time
that the road to learning it was easier to reach the success of the proposal.
|
Keywords |
Physics Teaching, Information and Communication Technologies, Tracker program.
|
Nível |
Mestrado
|