O uso de tecnologias de informação e comunicação no ensino de movimentos em duas dimensões. Lançamento de foguetes

ORKIEL, Edenilson
O uso de tecnologias de informação e comunicação no ensino de movimentos em duas dimensões. Lançamento de foguetes
Ponta Grossa/PR, Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, 2016. 197p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Silvio Luiz Rutz da Silva).

Resumo Neste trabalho a pretensão foi ensinar o conteúdo estruturante movimentos em duas dimensões, abordando os conceitos relacionados aos movimentos uniforme, acelerado e oblíquo com a construção e uso de experimentos simples para isso. Neste sentido, foi construído com os alunos foguetes movidos a água e ar comprimido, bem como outros tipos de experimentos demonstrando o movimento de objetos fazendo-se o registro em vídeo para análise posterior com o auxílio do programa computacional Tracker. O programa Tracker é utilizado como um facilitador no entendimento dos conceitos relacionados aos movimentos uniforme e acelerado, bem como da composição de movimentos em duas dimensões, ou movimento oblíquo. Dentro destas atividades, o propósito foi possibilitar aos alunos aulas que permitam o entendimento de como se constroem os modelos físicos do movimento e as equações que os descrevem, objetivando-se dar sentido aos conceitos físicos ensinados. Como exemplo, citamos, através do programa Tracker, possibilitar aos alunos atividades de construção de gráficos dos movimentos, bem como sua análise e interpretação correlacionando com o que foi visualizado na prática. Após a análise dos resultados obtidos, pôde ser observado que as aulas diferenciadas, com a utilização das TIC, do programa Tracker e de experimentos construídos pelos próprios alunos, contribuíram para a motivação e interesse pelo assunto ensinado ao mesmo tempo que o caminho para a aprendizagem ficou facilitado, atingindo o êxito da proposta.
Palavras-chave Ensino de Física, Tecnologias de Informação e Comunicação, Programa Tracker.
Abstract In this work the intention was to teach the content structuring movements in two dimensions, addressing the concepts related to the uniform motion, accelerated and oblique with the construction and use of simple experiments for it. In this sense, it was built with the student’s rocket powered by water and compressed air, as well as other types of experiments demonstrating the movement of objects making up the record video for later analysis with the help of Tracker computer program. Tracker program is used as a facilitator in the understanding of the concepts related to uniform, accelerated movement as well as movements in two dimensions’ composition or oblique movement. Within these activities, the purpose was to enable students to classes that allow understanding of how to build physical models of motion and the equations that describe them, aiming to make sense of the physical concepts taught. One example is through the Tracker program, enabling students graphing activities of the movements, as well as analysis and interpretation correlating with what has been seen in practice. After analyzing the results, it could be observed that the different classes with the use of ICT, the Tracker program and experiments built by the students themselves, contributed to the motivation and interest in the subject taught at the same time that the road to learning it was easier to reach the success of the proposal.
Keywords Physics Teaching, Information and Communication Technologies, Tracker program.
Nível Mestrado