O Uso do Dispositivo de Orrery no Ensino de Astronomia no Ensino Médio

BOAVENTURA, Guilliano Assis Sodero
O Uso do Dispositivo de Orrery no Ensino de Astronomia no Ensino Médio
Volta Redonda/RJ, Universidade Federal Fluminense, UFF, 2015. 146p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Ladário da Silva).

Resumo No currículo dos cursos de formação do professor de educação básica não há, em geral, a disciplina Astronomia. No entanto, conteúdos de Astronomia estão inseridos nos temas abordados nas disciplinas de Ciências, Geografia e Física do Ensino Básico. Devido a isso, há uma lacuna no que compete à formação específica do professor neste conteúdo e à formação escolar do aluno de Ensino Básico. Esse quadro se agrava com a existência de uma série de erros em livros didáticos. Por sua vez, o ensino de Astronomia é capaz de responder a alguns questionamentos sobre ideias presentes no senso comum como por exemplo a existência do dia e a noite, das estações do ano e etc. Com a reformulação do ensino através dos PCN ́s e dos currículos estaduais, o ensino de astronomia passou a ser explicitamente valorizado na educação básica, como, por exemplo, nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, que passaram a abordar conteúdos de astronomia, no 1o ano do Ensino Médio na disciplina de Física. A proposta dessa dissertação se concentra em discutir assuntos específicos de Astronomia, envolvendo o sistema Terra-Lua-Sol, ao propor a construção e uso pelos alunos do dispositivo de Orrery. Como produto associado dessa dissertação, elaboramos um documento à parte, capaz de ser usado por docentes do ensino básico para construir e aplicar o dispositivo como previsto em sala de aula.
Palavras-chave Orrery, Ensino de Astronomia, Ensino de Física.