O uso do vídeo e jogo educativo como instrumento de ensino e divulgação da Astronomia.

SOUZA, Thauane Lima de
Feira de Santana/BA, Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, 2016. 100p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Ana Carla Peixoto Bitencourt; Eduardo Brescansin de Amôres.).

Resumo Atualmente, em virtude das várias opções tecnológicas, do vasto acesso à informação e da desmotivação de alguns estudantes, muito se discute na literatura sobre a forma de ensino de modo que ela se torne diversificada e atrativa. O modelo professor/sala de aula com o ensino tradicional tem deixado de ser o principal meio no processo de ensino-aprendizagem. Diante desse novo paradigma educacional, surge a necessidade de buscar estratégias que aumentem o interesse, a motivação e consequentemente o nível de aprendizagem dos alunos. Neste sentido, temos as formas lúdicas de ensino, como, por exemplo, a aplicação de jogos didáticos, que estão cada vez mais presentes no ambiente escolar. A partir desse contexto, foi elaborado um jogo didático, intitulado “Trilha Espacial” e um vídeo educativo chamado “Desvendando o Universo”, cuja temática trata sobre Planetas e Planetas Anões, Eclipse, Estações do Ano, Conhecimentos Gerais de Astronomia e Constelações. Em particular, estas ferramentas podem ser utilizadas em ambientes de ensino formal e não formal. Neste trabalho o produto foi aplicado em cinco turmas do Ensino Fundamental e quatro do Ensino Médio do Colégio Estadual Ferreira Pinto. A sondagem do conhecimento prévio e do aprendizado após a aplicação das atividades foi realizada por meio de pré e pós-testes sobre os temas citados.
Palavras-chave Astronomia, Jogo didático, Vídeo educativo.