Objetivos e conteúdos no Ensino de Física para adultos: um estudo de caso.

SILVA, Ricardo Rodrigues da
Objetivos e conteúdos no Ensino de Física para adultos: um estudo de caso.
Natal/RN, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, 2010. 94p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Auta Stella de Medeiros Germano).

Resumo A dissertação traz aprendizados, produções e resultados do estudo junto a uma turma com alunos adultos do Ensino Médio noturno de uma escola de ensino regular, na zona oeste de Natal-RN. Atuando como docente de Física, há um ano, na turma, cuja faixa etária dos alunos é entre 17 e 65 anos, sentíamos a necessidade de aprofundar nosso conhecimento sobre as especificidades desses alunos e de construir formas de ensino que levassem a um processo pedagógico mais significativo junto aos estudantes. Entre essas formas de ensino, destacamos, primeiramente, a realização da atividade extraclasse que desencadeou narrativas orais dos alunos sobre suas histórias de vida. Tais narrativas levaram-nos a priorizar, como objetivos de ensino: a socialização e o resgate da busca por uma aprendizagem permanente; a autoestima; e o desenvolvimento de competências que favoreçam o exercício da autonomia. Os contatos prévios dos alunos com a vida no campo evidenciaram-se amplamente significativos para suas memórias e motivações, sugerindo a temática Natureza como matriz para temas geradores de momentos de ensino-aprendizagem com eles. Levando em consideração esses resultados, construímos uma proposta de ensino para a continuidade do trabalho com a turma, com a qual escolhemos o Clima como tema gerador dessa proposta, aqui apresentada e analisada. Além de um movimento entre problematizações elaboradas numa perspectiva temática – via as questões iniciais dos alunos –, e aquelas que provocávamos num âmbito mais conceitual, adotamos como aspecto metodológico central o uso da linguagem oral e escrita, enquanto exercício do dialogo, na perspectiva freiriana, e enquanto elemento estruturador de processos cognitivos, nas perspectivas de Vygotsky e de Bakhtin. O desenvolvimento da proposta foi registrado por gravações em áudio e escritas regulares do professor e dos alunos, durante 1 mês e meio. Como resultados positivos da proposta, ressaltamos a mudança de atitude dos alunos, evidenciando-se o aumento significativo da iniciativa deles na participação das aulas, assim como na elaboração criativa e crítica de argumentações sobre as situações estudadas.
Palavras-chave Educação de Adultos, Diálogo, Linguagem oral e escrita no Ensino de Física.
Abstract The dissertation presents the learning, production and results of a study with a group of adult students of a high school level class in a night time public school at the Zona Oeste district of Natal-RN. As a teacher of Physics of these adult students, whose age is between 17 and 65 years, we felt the need to deepen our knowledge about the specifics of these students and build ways of teaching which would lead to a more significant educational process beside them. Among these ways of teaching, we emphasize, first, the performance of an extra-class activity that triggered the students' oral narratives about their life stories. Such narratives have led us to prioritize, as goals of teaching: socialization and the rescue of the search for a permanent learning, self-esteem and skills development to promote the exercise of autonomy. The students' previous contacts with the country life showed to be extremely significant for their memories and motives, suggesting the theme "Nature" to be adopted as a matrix for generative themes to be adopted during the teaching and learning moments with them. Considering these results, we construct a teaching proposal for continued work with the class, with which we chose the "Climate" as a guiding theme of this proposal, here presented and analyzed. In addition to a movement between problematizations developed in a thematic framework - through the initial questions of the students -, and those in a more conceptual approach - that we induced -, we have adopted as central methodological aspect the use of oral and written language, both as an exercise of dialogue, Freire's perspective, such as a structural element of cognitive processes, the perspectives of Vygotsky and Bakhtin. The development of the proposal was registered by audio and teacher and students ́ regular written records, for 1 month and a half. As positive outcomes of the proposal, we emphasize the changing attitudes of students, showing a significant increase of their initiative in participating of the classes, besides a creative and critical use of arguments during the situations studied.
Keywords Adults Education, Dialogue, Oral and Written Language and Physics Teaching.