Objetos-modelo no ensino de Astronomia e o processo da transposição didática

SILVA, Fernando Siqueira da
Objetos-modelo no ensino de Astronomia e o processo da transposição didática
/RS, Universidade de Caxias do Sul, UCS, 2011. 213p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Francisco Catelli).

Resumo Uma investigação, no âmbito do ensino em astronomia envolvendo objetos-modelo, modelização e transposição didática, foi realizada com um grupo de 11 alunos do último ano do Ensino Básico. A atividade de ensino visou o estudo dos seguintes fenômenos naturais: a) o movimento anual aparente do Sol b) as direções do nascimento do Sol ao longo do ano c) e a duração aproximada do dia em qualquer região da Terra, para qualquer época do ano. Inicialmente, por meio da aplicação de um questionário de perguntas abertas, identificaram-se as concepções prévias dos alunos a respeito destes fenômenos, momento em que se verificaram alguns equívocos e distorções como, por exemplo, a ideia bastante enraizada de que o Sol nasce ?sempre? no leste e se põe no oeste. Essa concepção parece bastante difundida na escola básica. A ideia de que a duração aproximada do dia claro, ao longo do ano, é a mesma para todas as regiões da Terra; a ideia de que o Sol atinge o zênite em Caxias do Sul ? RS e a ideia de que a causa das estações do ano é consequência da maior ou menor proximidade da Terra ao Sol, são outros exemplos. Depois de feita a análise das concepções prévias dos participantes, muitas delas errôneas e em desacordo com as concepções científicas, foi desenvolvida uma intervenção didática na qual diversos fenômenos naturais foram investigados em um conjunto de ambientes de aprendizagem, dotados de uma pluralidade de objetos-modelo didáticos que serviram de instrumentos auxiliares ao estudo. Este momento possibilitou aos alunos uma retomada de concepções, fazendo com que suas ideias fossem novamente revistas, exploradas e confrontadas. Ao final, através de entrevistas semi-estruturadas, os alunos foram convidados a expor as suas pós-concepções, depois de passarem pelas atividades de modelização, tendo a possibilidade de demonstrar o que ficou e o que mudou para eles em termos de conhecimento. A pesquisa nos mostrou que os objetosmodelo didáticos utilizados para o ensino e aprendizagem dos objetos do saber astronômico colocados em a), b) e c) foram, de modo geral, instrumentos valiosos para a representação e compreensão, possibilitando aos alunos o conhecimento de alguns aspectos da realidade dos fenômenos naturais em estudo. Pode-se afirmar ainda que os objetos-modelo didáticos de fato permitiram a passagem do saber sábio ao saber ensinado, oportunizando a ponte entre o saber científico astronômico e o saber escolar, como fica demonstrado em muitas das falas dos participantes, recolhidas ao longo da pesquisa.