PEREIRA, Amauri José da Luz
Observatórios astronômicos virtuais e o ensino de Ciências
Florianópolis/SC, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, 2002. 71p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Luiz Fernando Gonçalves Figueiredo).
|
Resumo |
Os avanços recentes nas tecnologias da informação, especialmente a Internet, permitem a elaboração
de novas formas de produção de conhecimento e de aprendizagem. Sendo assim, a proposta da criação de
um “Observatório Astronômico Virtual”, busca aliar os recursos da informática, Internet e instrumentos
astronômicos robotizáveis, apresentando uma nova maneira de trabalhar-se com o ensino e a divulgação
da astronomia, bem como a sua inserção no ensino de ciências.
I
n A Esta pesquisa tem como base uma ampla revisão bibliográfica nas áreas de ensino de ciencias, ensino de
astronomia, informática, Internet V e observatórios astronômicos virtuais, sendo a apresentação destes
conceitos, fundamental à elaboração de uma proposta de ensino construtivista, que permita ao aluno
agregar saberes das mais diversas áreas , afim de construir o seu próprio conhecimento.
Buscando elucidar, como os recursos oferecidos por um observatórios astronômico virtual podem ser
utilizados no ensino de ciências, ao final desta dissertação é apresentado um levantamento de possíveis
aplicações que vão desde o ensino fundamental até a pós graduação, incluindo a comunidade em geral .
Estas propostas visam despertar nos usuários, alunos em sua maioria, mediante o desenvolvimento
de atividades baseadas na metodologia de pesquisa, o estímulo e o gosto pelo desafio da descoberta
científica.
|
Palavras-chave |
Astronomia, observatório astronômicos virtuais, ensino e Ciências.
|
Abstract |
The recent advances in the technologies of the information, especially the InterNet, allow the elaboration of
new forms of learning and knowledge production. Being thus, the proposal of the creation of one “Virtual
Astronomical Observatory”, searchs to unite the resources of computer science, Internet and robotics
astronomical instruments, presenting a new way to work with the education- and the spreading of
astronomy, as well as its insertion in the education of sciences. E
This research has as base an ample bibliographical revision in the areas of education of sciences, virtual
education of astronomy, computer science, InterNet and astronomical astroroofs, being the presentation of
these concepts, basic to the elaboration of a proposal of construtivista education, that the pupil allows to
add to know of the most diverse areas, similar to construct its proper knowledge.
Searching to elucidate, as the resources offered for astroroofs astronomical virtual can be used in the
education of sciences, to the end of this dissertação are presented a survey of possible applications that go
since basic education until the one after graduation, including the community in general. These proposals,
aim at to awake in the users, pupils in its majority, by means of the development of activities based on the
methodology of research, the stimulaton and the taste for the challenge of the scientific discovery.
|
Keywords |
Astronomy, virtual astronomical observatory, education and sciences.
|
Nível |
Mestrado
|