Oficina de foguete: aspectos interdisciplinares entre astronomia, astronáutica e física

FERREIRA, Rodrigo Santa Crus
Feira de Santana/BA, Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, 2016. 65p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Paulo César da Rocha Poppe; Antonio Jorge Sena dos Anjos.).

Resumo Este trabalho discute aspectos do tema Astronáutica e Astronomia nas aulas de Ciências e Física do Ensino Fundamental e Médio em escolas públicas e privadas de Feira de Santana. A Astronomia é uma ciência interdisciplinar e necessária no currículo das escolas brasileiras. Sendo assim, realizamos uma oficina onde os estudantes construem e lançam foguetes confeccionados com materiais de baixo custo, como garradas PET e tubos de PVC. A aprendizagem significativa de Ausubel (1976) foi o referencial teórico deste estudo. Portanto, iniciamos os trabalhos coletando informações dos alunos através de questionários para criar um perfil sobre o conhecimento dos mesmos sobre Astronomia e, após isso, propomos atividades onde os alunos fossem capazes de desenvolver habilidades para a compreensão dos fenômenos físicos que podem ser observados durante o lançamento de um foguete, como Movimento Oblíquo e leis de Newton. A oficina mostrou-se muito positiva, despertando o interesse dos alunos a participarem das Olímpiadas Brasileira de Astronomia e Astronáutica e obtendo notas melhores nas disciplinas de Ciências e Física. Os alunos também perceberam a importância da Astronomia no desenvolvimento da humanidade.
Palavras-chave Astronomia, Ensino de Física, Aprendizagem Significativa, Oficina, Sequência didática.