Oficinas de Astronomia no Ensino Médio

SANTOS, Joalice Magalhães
Oficinas de Astronomia no Ensino Médio
Feira de Santana/BA, Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, 2018. 51p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Vera Aparecida Fernandes Martin; Antônio Jorge Sena dos Anjos.).

Resumo O produto educacional desse trabalho são três sequências didáticas que foram construídas por meio da montagem de oficinas, as quais foram inicialmente divididas em temas, que foram selecionados de acordo com o andamento dos conteúdos durante as aulas de Física. Foram utilizados como instrumentos avaliadores do desenvolvimento dos alunos ao longo das oficinas, a construção de registros e de mapas conceituais, que além de apresentarem a função aqui citada, também foram utilizados na perspectiva de desenvolver nos alunos o interesse e senso crítico às ciências, em especial, a Astronomia. O público alvo foram alunos do Ensino Médio, que por meio da realização de oficinas, puderam associar conceitos históricos – científicos com os avanços tecnológicos, bem como, com conteúdos de Física vistos em sala de aula. A fim de dar suporte à montagem de cada oficina, foi necessária a junção de metodologias educacionais, tais como: a experimentação, a apresentação de vídeos, a construção de contos literários e leituras de artigos, sendo as últimas de caráter científico. Os referencias teóricos adotados no processo de construção do conhecimento foram os autores David Ausubel e Lev Vygotsky. Ao final do trabalho, os alunos demonstraram um avanço significativo relacionado às médias, o que reflete numa contribuição positiva da realização das oficinas para os resultados finais apresentados, mostrando assim, que a aplicação das oficinas atenderam aos objetivos do trabalho.
Palavras-chave Ensino de Astronomia, Física, Oficina.
Abstract The educational product of this work is three didactic sequences that were constructed through the assembly of workshops, which were initially divided into themes, which were selected according to the progress of the contents during the Physics classes. The construction of registers and concept maps were used as assessment tools for students' development along the workshops, which, in addition to presenting the function mentioned here, were also used in the perspective of developing in students the interest and critical sense of the sciences, in special, astronomy. The target audience were high school students who, through workshops, were able to associate historical - scientific concepts with technological advances, as well as with physics contents seen in the classroom. In order to support the assembly of each workshop, it was necessary to join educational methodologies, such as: experimentation, video presentation, construction of literary tales and reading of articles, the latter being of a scientific nature. The theoretical references adopted in the process of knowledge construction were the authors David Ausubel and Lev Vygotsky. At the end of the work, the students showed a significant improvement related to the means, which reflects in a positive contribution of the realization of the workshops to the presented final results, thus showing that the application of the workshops met the objectives of the work.
Keywords Teaching of Astronomy, Physics, Workshop.