SILVA, William Fernandes da
Origem, evolução e morte das estrelas: uma sequência didática para os alunos do Ensino Médio
Santo André/SP, Universidade Federal do ABC, UFABC, 2016. 222p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Laura Paulucci Marinho).
|
Resumo |
O objetivo deste trabalho foi desenvolver e avaliar uma sequência de
ensino para o ensino de astronomia, aplicada em uma escola pública
do Estado de São Paulo, com alunos do último ano do ensino médio.
Nossos estudos iniciais indicaram uma quantidade significativa de
trabalhos direcionados para o ensino de astronomia, contudo, poucos
são específicos para o ensino da astronomia estelar. A sequência de
ensino teve como tema a origem, a evolução e a morte das estrelas.
O produto educacional oriundo desta dissertação consistiu na
elaboração de um material didático sobre essa temática voltado a
auxiliar professores do ensino médio na construção de suas aulas. O
referencial teórico utilizado na elaboração das atividades da
sequência de ensino e na avaliação de seus resultados foi a Teoria da
Aprendizagem Significativa de David Ausubel e os Mapas Conceituais
de Novak. Analisando os mapas conceituais construídos pelos alunos
antes e após a aplicação da sequência de ensino e também com base
em um teste de múltipla escolha, observamos indícios que apontam
para uma aprendizagem significativa dos conceitos trabalhados.
|
Palavras-chave |
Ensino de astronomia, Estrelas, Aprendizagem Significativa, Mapas conceituais.
|
Abstract |
The aim of this study was to develop and evaluate a teaching
sequence for astronomy education that was applied in a public school
of the State of São Paulo, Brazil, with students of the final year of
high school. In our initial research, we found a significant number of
studies directed to astronomy education. However, just a few of them
dealt specifically with stellar astronomy. The teaching sequence
adopted the origin, evolution and death of stars as theme. The
educational product resulting from this dissertation consists of a
didactic material set on this subject for high school teachers to use in
their classes. The theoretical framework used to prepare the activities
of teaching sequence and the evaluation of its results was the Theory
of Meaningful Learning by David Ausubel and Concept Maps by
Novak. Conceptual maps built by the students before and after the
teaching sequence and a multiple-choice test were used as means to
evaluateits effectiveness. After analyzing the data, evidences pointing
to significant learning of the concepts related to the proposed theme
were observed.
|
Keywords |
Astronomy Education, Stars, Meaningful Learning, Concept Maps
|
Nível |
Mestrado
|