IACHEL, Gustavo
Os caminhos da formação de professores e da pesquisa em ensino de Astronomia
Bauru/SP, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, UNESP, 2013. 201p. Tese de Doutorado. (Orientador: Roberto Nardi).
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Resumo |
O presente estudo objetivou refletir sobre a tese: É possível, através da análise das falas de pesquisadores reconhecidos como referências nacionais pelos seus pares, refletir sobre a formação inicial e continuada de professores para a educação básica, bem como recolher concepções que nos levem a pensar sobre os caminhos da pesquisa em ensino de Astronomia e da formação docente para esse propósito. A partir disso, realizamos a pesquisa de natureza qualitativa. Em seu percurso, consultamos doutores relacionados à Astronomia ou ao seu ensino, localizados através do portal de currículos da plataforma Lattes, com o intuito de solicitar-lhes possíveis nomes de pesquisadores tidos como referências nacionais na pesquisa em ensino de Astronomia no Brasil. Os pesquisadores identificados foram entrevistados e contribuíram com a pesquisa ao se expressarem sobre variados temas relacionados ao estudo proposto. A partir da análise de suas falas, fomos capazes de inferir conhecimentos sobre a atual situação do ensino e da pesquisa em Educação em Astronomia no país, bem como delimitamos os prováveis caminhos pelos quais a formação inicial e a formação continuada poderão seguir no futuro. Três considerações finais, entre as variadas inferências realizadas, são as mais expressivas: i. A inclusão de disciplinas relacionadas à Astronomia na formação inicial docente seria uma mudança ideal, porém distante; ii. A formação continuada no país é deficiente e paliativa; e iii. Os centros de referência para o ensino de Astronomia terão, cada vez mais, um importante papel no auxílio à formação de docentes autônomos.
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