Os movimentos dos planetas e os modelos de universo: uma proposta de sequência didática para o Ensino Médio.

BARROS, Marconi Frank
Os movimentos dos planetas e os modelos de universo: uma proposta de sequência didática para o Ensino Médio.
Vitória/ES, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, 2014. 167p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Sérgio Mascarello Bisch).

Resumo A pesquisa teve como propósito desenvolver uma sequência didática sobre temas relevantes de Astronomia e verificar se a metodologia e materiais utilizados foram adequados e propiciaram uma aprendizagem significativa em um grupo de 33 estudantes do terceiro ano do ensino médio da rede pública do estado do Espírito Santo, com os quais a sequência foi trabalhada. O principal referencial teórico utilizado na elaboração da sequência e avaliação de seus resultados foi a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e Joseph Novak. A sequência teve como tema geral “Os Movimentos dos Planetas e os Modelos de Universo”, cujo ensino aos estudantes foi baseado na preparação de um material potencialmente significativo envolvendo atividades de observação do céu a olho nu e com telescópio, complementadas com a utilização do software astronômico Stellarium; uma abordagem histórica do tema em sala de aula, desde os primórdios da Astronomia até os tempos atuais, com ênfase na transição do modelo de universo geocêntrico para o heliocêntrico; uma sessão de planetário e uma atividade prática de simulação dos movimentos planetários com o próprio corpo. Boa parte das atividades foi planejada após a aplicação e análise de dois questionários iniciais e da elaboração, pelos estudantes, de mapas conceituais, para verificar seus conhecimentos prévios sobre o tema, cujo levantamento auxiliou a nortear a intervenção. Para o levantamento de dados, acompanhamento e avaliação da aprendizagem ensejada pela sequência, além dos questionários iniciais também foram aplicados questionários posteriores à realização das atividades e elaborados novos mapas conceituais pelos estudantes após a realização da sequência. Também foi possível interagir e estimular os alunos à distância por meio de página de grupo sobre Astronomia criada na rede social Facebook. Por meio da análise dos dados coletados foi possível detectar indícios de uma aprendizagem significativa em boa parte dos estudantes que demonstraram interesse pelo tema e foram capazes de assimilar novos conceitos sobre o céu e os planetas, de reconciliar conceitos inicialmente considerados distintos, como os de céu e Universo, e entender as explicações dos movimentos dos astros de acordo com os modelos geocêntrico e heliocêntrico, simulados na atividade de representação destes movimentos com o próprio corpo. A comparação entre os mapas conceituais elaborados antes e após a sequência também demonstrou evidências de avanços ocorridos na aprendizagem de conceitos de Astronomia. Também foi detectado um despertar de maior interesse pela disciplina de Física. Contudo, os dados também mostraram que nem todos os alunos aprenderam de forma significativa, indicando alguns pontos em que o material e a metodologia utilizados ainda merecem ser revisados e aprimorados em futuras aplicações, como no caso do ensino do conceito de movimento retrógrado. Como produto associado à dissertação, todo material potencialmente significativo utilizado, os roteiros e exemplos de atividades práticas aplicadas e a estruturação dos mesmos na sequência didática foram reunidos e são apresentados ao final, na forma de uma proposta didática para o ensino de tópicos de Astronomia no ensino médio, que segue como apêndice à dissertação.
Palavras-chave Astronomia, Educação em Astronomia, Sequência Didática, Movimentos dos Planetas, Modelos de Universo.