Os professores de ciências e suas práticas: uma proposta didática para o ensino do conteúdo estações do ano

JESUS, Daniel Marcos de
Os professores de ciências e suas práticas: uma proposta didática para o ensino do conteúdo estações do ano
Feira de Santana/BA, Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, 2016. 117p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Vera Aparecida Fernandes Martin; Ana Verena Freitas Paim.).

Resumo Neste trabalho, analisamos a compreensão dos professores de Ciências, Geografia e Pedagogia da cidade de São Miguel das Matas, Bahia, a respeito do processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de Estações do Ano e refletimos sobre a construção e utilização de um material didático (maquete do Sistema Terra-Sol), desenvolvido a partir de uma Oficina com os professores que ministram aulas de Ciências no Ensino Fundamental. Na metodologia foram utilizados questionários, vídeos e demonstrações experimentais. Os resultados demonstraram que muitos professores de ciências apresentam dificuldades com relação ao entendimento do conteúdo Estações do Ano e que ao trabalhar com materiais didáticos dentro da Oficina Didática puderam compreender este conteúdo.
Palavras-chave Estações do Ano, Professores do Ensino Fundamental, Materiais didáticos.