RODRIGUES, Fábio Matos
Os saberes docentes num curso de formação continuada em ensino de astronomia: desafios e possibilidades de uma abordagem investigativa
Ilhéus/BA, Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, 2016. 132p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Viviane Briccia).
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Resumo |
O estudo a ser apresentado teve por objetivo geral investigar como um curso de formação continuada, baseado em atividades investigativas envolvendo a Astronomia pode contribuir para a construção de saberes docentes referentes a esta temática. Para tanto, este trabalho fundamentou-se em pressupostos teóricos da Formação de Professores, em trabalhos sobre o Ensino de Astronomia, além das orientações sugeridas pelos PCN para a abordagem da Astronomia no Ensino Fundamental. Essa pesquisa possui uma abordagem qualitativa, onde utilizamos a vídeo gravação como instrumento de obtenção de informações. Para a análise das mesmas adotamos como instrumento a análise de episódios, que foram registrados durante as formações com os professores. Os primeiros resultados apontaram a necessidade de trabalhar alguns temas que fundamentam as bases da astronomia, e com isso pudemos identificar saberes a serem trabalhados durante a formações com os docentes. Nas formações pudemos compreender a importância de relacionar as concepções prévias com as necessidades teórico-metodológica dos docentes, com o intuito de trabalhar conteúdos que refletiam na necessidade do grupo e assim possibilitar com que conceitos referentes à temática tido como fundamentais possam ser trabalhados em sala de aula, estimulando os professores a adotarem a Astronomia como parte integrante das aulas de Ciências. Almeja-se, portanto, que os resultados desta pesquisa possam subsidiar discussões na comunidade acadêmica, no que se refere à constituição dos Saberes Docentes, bem com a importância em se trabalhar a astronomia por meio de atividades investigativas no Ensino Fundamental.
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