Os sentidos da observação astronômica: uma análise a partir da relação com o saber

KLEIN, Alberto Eduardo
Os sentidos da observação astronômica: uma análise a partir da relação com o saber
Londrina/PR, Universidade Estadual de Londrina, UEL, Ensino de Ciências e Educação Matemática, 2009. 91p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Sergio de Mello Arruda).

Resumo Esta pesquisa tem como principal finalidade refletir sobre os sentidos que as pessoas atribuem à observação astronômica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que os dados foram constituídos por meio de entrevistas semiestruturadas gravadas em áudio e alguns apontamentos feitos pelo pesquisador. A partir da análise dos dados emergiram doze categorias: vontade de ver no instrumento; vontade de mostrar para alguém; a rotação da Terra; a questão da realidade; o sentido do instrumento; astro rodando; astro pequeno; astrologia; religiosidade; sentir-se pequeno; repetição; e, emocionante. Observamos em quase todas as categorias, aspectos da relação com o saber como definida por Charlot, ou seja, como uma relação consigo mesmo, com o outro e com o mundo. Na relação com o outro, percebem-se interações entre os observadores e os mediadores, o próprio astro observado e referências a um outro “divino” criador de tudo. Na relação consigo mesmo, aparece a vontade de se completar, de conhecer o desconhecido, o desejo de aprender. Na relação com o mundo é possível mencionar a questão da realidade e o sentido do instrumento. Quase todas as categorias poderiam ser vistas como aspectos da relação com o mundo, pois a origem delas está na sensação de surpresa resultante da observação com instrumento. Nota-se que o sentido da observação astronômica está no conjunto formado por todas estas categorias. No entanto, podemos afirmar que os sentidos das falas agrupadas na categoria emocionante resumem toda a sensação causada pela observação astronômica.
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