Percepção Astronômica de um Grupo de Alunos do Ensino Médio de uma Escola da Rede Estadual de São Paulo

OLIVEIRA, Edilene França de
Percepção Astronômica de um Grupo de Alunos do Ensino Médio de uma Escola da Rede Estadual de São Paulo
São Paulo/SP, Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, Ensino de Ciências e Matemática, 2007. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Marcos Rincon Voelzke).

Resumo Sendo a Astronomia uma das ciências mais antigas da humanidade, e considerando sua importância histórica e cultural, é de extrema relevância que tópicos relacionados a ela sejam tratados nas escolas. Embora os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCN-EM) e as Orientações Complementares aos Parâmetros (PCN+) apontem a importância de uma abordagem significativa de conceitos relacionados à Astronomia nas aulas de Física, muitos estudantes terminam o Ensino Médio (EM) sem compreender a razão de certos acontecimentos de origem celeste, ainda que estes façam parte de seu cotidiano e sejam alvos da curiosidade natural dos jovens. Da observação dessa curiosidade em alunos de uma escola pública paulista, na cidade de Suzano, surgiu o interesse em investigar os conhecimentos básicos em Astronomia dos alunos do Ensino Médio desta escola, constituindo-se este como principal objetivo desta pesquisa. Para tanto foi elaborado um questionário de múltipla escolha aplicado inicialmente a 34 alunos do primeiro ano e, posteriormente, a mais 310, distribuídos entre as três séries do Ensino Médio dos períodos matutino e noturno. Dessa forma, observou-se que 73,9% dos estudantes identificaram o Sol como sendo uma estrela, 67,1% mostraram compreender a sucessão entre dia e noite e 52,3% relacionaram o Big Bang à origem do Universo. Em contrapartida, apenas 34,5% relacionaram as estações do ano à inclinação do eixo de rotação da Terra, 21,3% indicaram a influência gravitacional simultânea da Lua e do Sol como responsável pelo fenômeno das marés, 24,5% indicaram corretamente quais são os objetos celestes mais próximos da Terra, 36,1% identificaram ano-luz como uma medida de distância e somente 34,2% reconheceram as estrelas cadentes como meteoros, evidenciando-se assim o pequeno discernimento dos estudantes quanto aos fenômenos e termos astronômicos do cotidiano. Além disso, foram comparadas as respostas de alunos de diferentes séries e períodos, observando-se, dentre outras coisas, que os estudantes do terceiro ano apresentam um percentual de acertos semelhante ao dos alunos do primeiro, caracterizando que a abordagem de tópicos relacionados à astronomia no Ensino Médio não tem contribuído de forma significativa para uma maior compreensão dos fenômenos e conceitos.