Planetários e Astronomia como elementos motivadores para o ensino de Física

LIMA, Marcos Willian Gomes de
Planetários e Astronomia como elementos motivadores para o ensino de Física
Quixadá/CE, Universidade Estadual do Ceará, UECE, 2017. 94p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Michel Lopes Granjeiro).

Resumo O ensino de Física em espaços não-formais, como os planetários, pode tornar o processo de ensino aprendizagem dessa disciplina mais dinâmica e atrativa e a falta de modelos didáticos faz com que esses espaços se comportem apenas como locais de diversão, desperdiçando assim todo seu potencial para a transmissão do conhecimento. Este trabalho utiliza o ambiente interativo do Planetário Itinerante Supernova da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), como um meio motivador para o processo de ensino-aprendizagem de Física. Através de uma aprendizagem significativa, construiu-se uma sequência didática a ser aplicada no planetário que se integra aos conteúdos programáticos propostos na disciplina de Física no Ensino Médio, a produção de uma mídia digital, áudio e vídeo, a ser exibida no planetário, bem como a elaboração de textos de apoio ao professor a ser utilizado no processo de discussão com os alunos, estimulando assim um debate e interesse em questões relacionadas ao conhecimento da Astronomia e Física. Os resultados obtidos com a exibição do objeto educacional e a aplicação de questionários em estudantes do 2° e 3° anos da Escola Liceu do Ceará, mostraram o quanto é importante existir maneiras de despertar a curiosidade dos alunos, principalmente no estudo a Física, tornando a aprendizagem dos conteúdos algo interessante e instigante, coisa que o planetário conseguiu fazer.
Palavras-chave NT
Abstract NT