LIMA, Marcos Willian Gomes de
Planetários e Astronomia como elementos motivadores para o ensino de Física
Quixadá/CE, Universidade Estadual do Ceará, UECE, 2017. 94p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Michel Lopes Granjeiro).
|
Resumo |
O ensino de Física em espaços não-formais, como os planetários, pode tornar o
processo de ensino aprendizagem dessa disciplina mais dinâmica e atrativa e a falta de
modelos didáticos faz com que esses espaços se comportem apenas como locais de
diversão, desperdiçando assim todo seu potencial para a transmissão do conhecimento.
Este trabalho utiliza o ambiente interativo do Planetário Itinerante Supernova da
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB),
como um meio motivador para o processo de ensino-aprendizagem de Física. Através
de uma aprendizagem significativa, construiu-se uma sequência didática a ser aplicada
no planetário que se integra aos conteúdos programáticos propostos na disciplina de
Física no Ensino Médio, a produção de uma mídia digital, áudio e vídeo, a ser exibida
no planetário, bem como a elaboração de textos de apoio ao professor a ser utilizado no
processo de discussão com os alunos, estimulando assim um debate e interesse em
questões relacionadas ao conhecimento da Astronomia e Física. Os resultados obtidos
com a exibição do objeto educacional e a aplicação de questionários em estudantes do
2° e 3° anos da Escola Liceu do Ceará, mostraram o quanto é importante existir
maneiras de despertar a curiosidade dos alunos, principalmente no estudo a Física,
tornando a aprendizagem dos conteúdos algo interessante e instigante, coisa que o
planetário conseguiu fazer.
|