Políticas públicas de C&T e museus de ciência: o Museu de Astronomia e Ciências Afins.

HANDFAS, Ethel Rosemberg
Rio de Janeiro/RJ, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, 2013. 146p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Maria Esther Alvarez Valente).

Resumo A dissertação trata das relações entre as políticas públicas de ciência e tecnologia, os museus de ciência, a preservação do patrimônio da ciência e tecnologia brasileira e o campo da museologia. O estudo procurou promover uma reflexão sobre o impacto das políticas públicas de C&T no processo de construção e da trajetória do MAST, único museu de ciência e técnica de âmbito federal ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI. O objetivo central foi estudar o conceito museológico do Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST de modo a entender melhor sua tipologia museológica, com vistas a ressaltar seu caráter político. O período pesquisado está delimitado entre 1985, ano de fundação do MAST e de criação do Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT, e 2010 quando o Museu elaborou suas diretrizes de ação para o período 2011-2015. Na dissertação foram analisados documentos oficiais do MCTI relacionados às políticas públicas de C&T com foco, apenas, nas diretrizes e ações relacionadas aos museus e àpreservação do patrimônio científico e tecnológico. Houve interesse, também, em levantar orientações do Ministério quanto à atuação das Unidades de Pesquisa sob sua subordinação, particularmente o MAST. Para evidenciar as ações e deliberações do MCTI que influenciaram a construção do conceito museológico do MAST, desde sua criação, foram explorados documentos oficiais das diversas gestões do Museu. A fim de melhor conhecer a trajetória do Museu foram realizadas entrevistas com quatro antigos diretores da Instituição. O presente estudo buscou uma compreensão mais aprofundada sobre as relações entre as políticas públicas de C&T, as questões relacionadas ao patrimônio científico e tecnológico brasileiro e a importância dos museus de ciência para a sua preservação.
Palavras-chave Políticas Públicas, Museus de Ciência, Preservação do Patrimônio, Patrimônio Científico e Tecnológico.
Abstract The dissertation deals with the relationship between public policies for science and technology, science museums, preservation of Brazilian science heritage and the field of museology. Therefore, the study sought to foster a reflection on the impact of public policies of S&T, in the MAST’s process construction and its trajectory. Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST is the only museum of science and technology related to the federal Ministry of Science, Technology and Innovation– MCTI. The main objective was to study the museological concept of the MAST in order to better understand its museum typology and to emphasize its political character. The studied period is delimited from 1985, the year of MAST’s foundation and the creation of the Ministry of Science and Technology– MCT, to 2010 when the museum prepared its action guidelines to the period of 2011-2015. In the dissertation were examined official documents from MCTI related to public policies of S&T focused only on the guidelines and actions related to museums and the preservation of scientific and technological heritage. There was also interest in raising the guidelines of the Ministry regarding the performance of its Research Institutions, particularly MAST. To highlight the actions and deliberations of the MCTI that have influenced the build of the museological concept of MAST, since its founding, were explored official documents of the various museum managements. In order to better know the trajectory of the Museum, four former directors of the institution were interviewed. The present study tried to deeper understand the relationship between public policies of S&T, the issues related to Brazilian S&T heritage and the importance of science museums for its preservation.
Keywords Public Policies, Science Museums, Heritage Preservation, Science and Technology Preservation.