NUNES, Marilia Rios
Possibilidades e desafios no ensino de Astronomia pela Língua Brasileira de Sinais
São Paulo/SP, Universidade de São Paulo, USP, 2017. 118p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Nelson Vani Leister).
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Resumo |
“Eu não sou Surdo, tenho apenas ouvido duro. Esta severa crítica do célebre professor Girassol marca a obra de Hergé. Podemos perguntar como em uma escola ou universidade pouco afeito a inclusão da comunidade Surda poderia levar os cursos de ciências, e em especial utilizar a Astronomia, promovendo a formação dos professores (Algoud, 1994).” O presente trabalho expressa e objetiva contribuir para o ensino de Astronomia utilizando-se da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). A pesquisa considerou além de estudos bibliográficos, um trabalho de campo realizado em três espaços de ensino; em uma escola do município de Santo André, em uma ONG em São Paulo e no planetário em Santo André. A pesquisa identificou fatores que dificultam o ensinamento da Astronomia para a comunidade Surda. Foi averiguado que parte dos professores não dominam os conceitos de Astronomia corroborados pela inexistência nos estabelecimentos de ensino de assistentes intérpretes da linguagem usual dos Surdos. O que se constatou é que o professor geralmente não tem conhecimento específico sobre essa ciência e principalmente de seu valor como um elo entre as diferentes disciplinas no processo de ensino e aprendizagem. Observações realizadas durante os diálogos mantidos com os professores no âmbito de trabalho, resultado da convivência em seu espaço, foi possível constatar a falta de atualizações no ensino de Astronomia. Outro aspecto relevante observado foi a carência de materiais pedagógicos específicos voltados ao ensino do Surdo. Durante todo processo da pesquisa foi possível avaliar que embora a Astronomia seja uma ciência que desperta a atenção por ser uma disciplina que permeia toda a grade curricular, não existe a preocupação de utilizá-la entre as várias áreas de conhecimento. Este cenário mostrou a necessidade da criação de um material didático específico para esses alunos que possa contribuir de forma mais eficiente para seu desenvolvimento intelectual e facilitar sua inclusão no meio social, além de instigar a fantasia e o desejo de aprender mais sobre os mistérios do Universo. O Sistema Solar no Ensino Fundamental I, focado na historicidade e aprofundamento das questões do aprendizado e desenvolvimento da criança Surda é abordado no trabalho como instrumento no auxílio da inclusão social do Surdo.
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