EVANGELISTA, Robson Leone
Problematizando o ensino de Física Moderna e Contemporânea: uma proposta didática baseada nos três momentos pedagógicos utilizando a Astronomia como temática central
Vitória/ES, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, 2016. 211p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Sérgio Mascarello Bisch).
|
Resumo |
O trabalho apresenta uma proposta didática de abordagem de tópicos de Física
Moderna e Contemporânea (FMC) no Ensino Médio (EM), baseada na
dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos (3MP), desenvolvida a partir das
ideias de um ensino dialógico na linha freireana, usando como temática central
a Astronomia. O objetivo foi utilizar assuntos associados a exoplanetas e a
constituição de estrelas, como temática central motivadora para abordarmos e
discutirmos conteúdos relacionados a fotometria, espectroscopia e estrutura da
matéria de forma a evitar a educação que Paulo Freire denomina “bancária”.
Numa primeira etapa, foi efetuada uma pesquisa a respeito dos conhecimentos
prévios dos educandos de uma turma de EM sobre os assuntos de Astronomia,
associados a exoplanetas e a constituição das estrelas, e de Física, associados
à luz e estrutura da matéria. Numa segunda etapa, aplicamos diversas
atividades elaboradas com base na dinâmica dos 3MP, envolvendo uma
problematização inicial, seguida de uma organização e aplicação do
conhecimento abordado. Na terceira etapa, aplicamos pós-testes, questionários
e entrevistas, com o intuito de avaliarmos o quão significativa foi a
aprendizagem dos educandos e sua participação de uma forma mais ativa,
dialógica e crítica durante o desenvolvimento das atividades. A partir dos dados
coletados foi possível concluir que houve uma boa recepção e participação dos
estudantes na sequência didática implementada e evidências de aprendizagem
significativa de conceitos básicos de FMC e Astronomia. Como produto
associado à dissertação, no Apêndice G é apresentada a sequência didática
que foi implementada, com todo o material utilizado, a qual poderá servir de
referência para outros docentes que desejarem desenvolver projetos de ensino
de FMC na Educação Básica, que busquem promover um diálogo entre a
realidade do aluno e o conhecimento científico necessário para que ele seja
capaz de compreender o mundo.
|