SEABRA, Maria Emilia Faria
Problematizando o estudo da Cosmologia para a Educação Básica: por que a noite é escura?
Lavras/MG, Universidade Federal de Lavras, UFLA, 2018. 92p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Alexandre Bagdonas Henrique, Antônio Marcelo Martins Maciel).
|
Resumo |
Neste trabalho, criamos uma sequência didática sobre o ensino de cosmologia e investigamos seu
desenvolvimento com estudantes do primeiro ano do ensino médio, de uma escola da rede particular da
cidade de Lavras. A sequência é composta de oito atividades, totalizando onze aulas. O foco dos episódios
históricos estudados foi a questão: Por que o céu, com infinitas estrelas, não é claro a noite? Tal questão é
conhecida como Paradoxo de Olbers. No contexto da época de Olbers, acreditava-se que o universo e o
número de estrelas eram infinitos, porém, o que se observava é uma noite escura ao invés de ser
totalmente clara. Para esse paradoxo, ao longo dos séculos, foram feitas várias tentativas de soluções,
algumas das quais citamos no trabalho. O objetivo geral da pesquisa foi analisar como o conhecimento
destes episódios da história da cosmologia pode possibilitar aos estudantes superarem certas visões
ingênuas ou inadequadas da ciência, que tem sido criticada por pesquisadores da área de História e
Filosofia da Ciência (HFC) no Ensino. Elas contribuem para visões fechadas da ciência, tais como:
cientistas que são gênios isolados, que fazem uso de um método científico rígido e bem definido, além de
uma ciência que é inquestionável, uma verdade absoluta. Essas visões são assim chamadas, pois
distanciam o estudante da forma como se constroem e produzem os conhecimentos científicos. Os
episódios escolhidos evidenciam ao processo histórico de construção de teorias, abordando como a
questão do Paradoxo de Olbers foi investigada desde o Renascimento até o século XX, quando foi
explicada pela teoria do Big Bang, que atualmente é a mais aceita para explicar o surgimento do universo.
A estrutura das atividades foi inspirada na problematização e dialogicidade, que são centrais nos três
momentos pedagógicos, uma transposição da concepção de Paulo Freire para a educação escolar.
Buscamos enfatizar estratégias de ensino diversificadas, como: uso de vídeos, elaboração de desenhos,
interpretação de textos e debates sobre os temas relacionados. Pela análise dos dados coletados, foi
possível verificar que os/as estudantes conseguiram identificar que para se chegar a uma teoria, o processo
é longo, cheio de erros e acertos de muitas pessoas, o que implica que o ser humano sempre teve sucessos
e fracassos na busca de compreender a natureza e a sociedade. Durante esse processo muitos nomes são
deixados de lado, mesmo que tenham sido relevantes na elaboração de uma teoria, surgindo desta forma
estereótipos que levam a crer na genialidade única de certos cientistas. Além disso, após a intervenção foi
possível identificar uma descrença relacionada ao método científico, um ponto que a priori todos os
estudantes associaram com o desenvolvimento da Ciência. Acreditamos que uma abordagem com aspectos
da HFC contribuiu na formação de cidadãos críticos e integrados com o mundo e a realidade em que
vivem.
|
Palavras-chave |
Ensino de Física, Ensino de cosmologia, Paradoxo de Olbers, História e Filosofia da Ciência.
|
Abstract |
In this work, we created a didactic sequence about cosmology and investigated its development with
students of the first year of high school, of a school in the private network of the city of Lavras. The
sequence is composed of eight activities, totaling eleven classes. The focus of the historical episodes
studied was the question: Why is the sky, with infinite stars, not clear at night? Such a question is known
as Olbers Paradox. In the context of the time of Olbers, it was believed that the universe and the number
of stars were infinite, but what was observed is a dark night instead of being totally clear. For this
paradox, over the centuries, several attempts at solutions have been made, some of which are quoted in the
paper. The general objective of the research was to analyze how knowledge of these episodes in the
history of cosmology can enable students to overcome certain naive or inadequate views of science that
have been criticized by researchers of the History and Philosophy of Science (HFC) in Education. They
contribute to closed visions of science, such as: scientists who are isolated geniuses who make use of a
rigid and well-defined scientific method, plus a science that is unquestionable, an absolute truth. These
visions are so called, because they distance the student from the way they construct and produce scientific
knowledge. The episodes selected highlight the historical process of construction of theories, addressing
how the question of the Olbers Paradox was investigated from the Renaissance to the twentieth century,
when it was explained by the Big Bang theory, which is currently the most accepted to explain the
emergence of universe. The structure of the activities was inspired by the problematization and
dialogicity, which are central in the three pedagogical moments, a transposition of Paulo Freire's
conception for school education. We seek to emphasize diverse teaching strategies, such as: use of videos,
drawing of drawings, interpretation of texts and debates on related themes. By analyzing the data
collected, it was possible to verify that the students were able to identify that in order to arrive at a theory,
the process is long, full of errors and correct answers of many people, which implies that the human being
always had successes and failures in the quest to understand nature and society. During this process many
names are left aside, even if they have been relevant in the elaboration of a theory, arising in this way
stereotypes that lead to believe in the unique genius of certain scientists. In addition, after the intervention
it was possible to identify a disbelief related to the scientific method, a point that a priori all students
associated with the development of Science. We believe that an approach with aspects of HFC has
contributed to the formation of critical and integrated citizens with the world and the reality in which they
live.
|
Keywords |
Physics Teaching, Cosmology Teaching, Olbers Paradox, History and Philosophy of Scienc
|
Nível |
Mestrado
|