Processo educacional no ensino de ciências e biologia na perspectiva da astrobiologia

ATHAYDE, Saladina Amoedo
Feira de Santana/BA, Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, 2015. 60p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Marildo Geraldête Pereira e Mirco Ragni).

Resumo Este trabalho apresenta uma proposta de processo educacional, elaborado por meio de pesquisa aplicada, no intuito de buscar a melhoria do ensino de Ciências e Biologia da Escola Básica implementando temas e conceitos atuais, inter-relacionados a temas transversais, remontando a origem da vida, seres vivos, sua interação com o ambiente físico e as perspectivas de vida em outros lugares além da Terra. O projeto teve como público alvo estudantes do Ensino Fundamental e Médio de duas escolas públicas do município de Feira de Santana-BA. Está justificado pelos baixos índices das nossas escolas nas avaliações do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) e do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). O Processo Educacional utilizado está fundamentado na teoria do conhecimento Vigotsky e da aprendizagem de Ausubel, as quais nortearam as ações pedagógicas. Foram usados questionários como ferramenta de coleta de dados e o trabalho estruturado pela construção e aplicação de quatro atividades, desenvolvidas a partir da perspectiva de vida em Marte. A escolha deste planeta se deve ao fato da importância dele para o estudo e ensino da Astronomia, mediante descobertas realizadas desde as primeiras civilizações em busca do entendimento sobre evolução planetária e ecossistemas pré e pós bióticos. A análise dos dados mostrou resultados satisfatórios, foi possível detectar uma melhora no reconhecimento dos conceitos atuais como fonte de conhecimento tecnológico e em decorrência disto esperar que ocorra mudança dos índices educacionais. Devido a divulgação entre os professores, foram geradas demandas de aplicação em escolas não contempladas, permitindo visionar esta proposta como referência na busca pela melhoria do ensino de Ciências e Biologia.
Arquivo PDF document 2015_ATHAYDE_D_UEFS.pdf — Documento PDF, 1.57 MB