Processos de Ensino na Educação Infantil: um estudo de inspiração Etnomatemática

MONTEIRO, Sabrina
Lajeado/RS, Universidade do Vale Taquari, UNIVATES, 2018. 106p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Ieda Maria Giongo, Jacqueline Silva da Silva).

Resumo Este trabalho tem por objetivo geral analisar de que forma o campo da Etnomatemática contribui para os processos de ensino na Educação Infantil de uma escola localizada no município de Lajeado/RS. De cunho qualitativo e com inspirações etnográficas, os referenciais teórico-metodológicos fundamentaram-se na Etnomatemática, interessados em examinar questões sociais e culturais no âmbito do ensino. Para a produção de dados, foram utilizados materiais de pesquisa, como roda de conversa, observações das crianças, entrevista semiestruturada com a professora titular, diário de itinerância, filmagens e fotografias. Quanto à análise dos dados emergentes, empregou-se a Análise Textual Discursiva preconizada por Moraes e Galiazzi (2007), evidenciando duas categorias, a saber: sobre a emergência de racionalidades: estudo de proporção, distância e tamanho dos planetas e Planetário e Observatório Univates: Uma oportunidade de “visitar” o céu. Tais resultados apontam a Educação Infantil como potente para a construção de saberes e a importância da valorização dos conhecimentos discentes, adquiridos por meio das experiências e vivências que compõem sua bagagem cultural.
Palavras-chave Ensino, Etnomatemática, Educação Infantil, Ensino de Astronomia.
Abstract The general purpose of this work aims to analyze how the field of Ethnomathematics contributes to the teaching processes in Child Education of a school located in the municipality of Lajeado – RS - Brazil. It is a qualitative study with ethnographic inspiration, with its theoretical-methodological framework supported by Ethnomathematics, whose focus is examining social and cultural issues within education. The data were obtained from rounds of conversation, children’ observation, semi-structured interview with the teacher, an investigation journal, film shootings, and photographs. Data were analyzed through Textual Discourse Analysis, supported by Moraes and Galiazzi (2007), resulting in two categories, namely: on the emergence of rationalities: study of proportion, distance and size of planets and Planetarium and Observatory Univates: An opportunity to "visit" the sky. Such outcomes point to the significance of Child Education when constructing knowledge and of valuing students’ knowledge, acquired by them through their experiences and constituting their cultural baggage.
Keywords Teaching, Ethnomathematics, Child Education, Teaching Astronomy.