Produção de modelos didáticos como ferramenta para compreensão e ensino de Astronomia

LIMA, Marcos Gonçalves Guimarães Correia
Cuiabá/MT, Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, 2015. 58p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Denilton Carlos Gaio).

Resumo A experiência de ensino informal junto ao Projeto de Extensão Universitária Astronomia no Pantanal (IF/UFMT), realizado em 2009 junto à população de Cuiabá e Livramento, evidenciou o desconhecimento profundo da população sobre o conteúdo básico de Astronomia, especialmente em relação às distâncias, tamanhos e movimentos dos astros. Na percepção de que a formação continuada de professores é a melhor forma de lidar com tal situação, uma vez que são os professores que possuem o papel multiplicador do conhecimento, foi proposto e realizado um curso de Introdução à Astronomia para professores de ensino médio da rede pública, com carga horária de 40 horas. O curso se inseriu no estudo de caso em uma pesquisa qualitativa. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, a partir das quais foram elaboradas aulas e atividades que suprissem as carências identificadas. Para estabelecer um conteúdo potencialmente significativo, foram utilizadas estratégias multimídia, como vídeos, animações e simulações interativas, aliadas a aulas expositivas e observações astronômicas a olho nu e com telescópio. Como auxílio ao processo de abstração necessário, foram propostas e realizadas atividades de produção de material didático, na forma de modelos tridimensionais do Sistema Solar e das constelações, elaborados com técnicas simples e material de baixo custo, para que os professores possam repetir essas atividades em suas salas de aula. A avaliação dos participantes do curso foi realizada em uma observação astronômica aberta ao público e em aula prática de elaboração dos modelos. Na observação astronômica, os critérios da avaliação abrangeram, não somente o conhecimento astronômico ministrado, mas também a maneira como os participantes o relacionaram com a realidade do público presente. Especialmente nestes dois momentos, ficou evidenciada a aprendizagem significativa a partir da expressão criativa na construção dos modelos e na capacidade de desenvolvimento dos conceitos e abstrações para além do conteúdo ministrado.
Palavras-chave Ensino de Astronomia, Aprendizagem Significativa, Produção de Material Didático, Modelo do Sistema Solar, Modelo de Constelação.