Produção e aplicação de maquetes para deficientes visuais como ferramenta para aulas de astronomia

NANONE, Nair José de Oliveira
Ilhéus/BA, Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, 2017. 74p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Fabiane Alexsandra Andrade de Jesus).

Resumo O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de construir e propor ao ambiente escolar, maquetes ilustrativas para o ensino de Física, de forma que possibilitasse a participação ativa dos alunos portadores ou não de deficiência visual no processo ensino-aprendizagem. As maquete tem um foco na Astronomia, trabalhando mais precisamente com a Terra, os corpos celestes que estão mais próximos e as estações do ano. As maquetes foram apresentadas a alunos portadores de deficiência visual e também videntes das escolas públicas da cidade de Salinas-MG. Observou-se que com a utilização das maquetes o interesse pelo conteúdo abordado foi estimulado, proporcionando uma atmosfera prazerosa e entusiasta, no qual o discente assumiu o papel ativo no processo de ensino-aprendizagem, possibilitando aos alunos a construção do conhecimento, mostrando como é válida a atividade realizada em grupo.
Palavras-chave Ensino de Física, Deficiência visual, Maquetes para deficientes visuais.
Abstract The goal of present study was to develop and propose adapting material for the visual disabled as a tool for Physics classes, this way students with or without the visual disability could participate in the classes in an active way.The adapting material deals with Astronomy, mainly with Earth, others celestial bodies around the Sun and seasons. The adapting materials were presented to student with and without visual disability from public schools from Salinas city (Minas Gerais). It could be observed this activity stimulated interestin the subject addressed, so the student assumed an active position in the Teaching-learning process, showing how the group activity could bring better results.
Keywords Physics teaching, Visual deficiency, Models for the blind.