Projeto “O Calendário e a medida do tempo”: Ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental

MESQUITA, Simone Cristina de Freitas
Campinas/SP, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 2011. 138p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Jorge Megid Neto e Fernando Jorge da Paixão Filho).

Resumo Esta pesquisa teve por objetivo analisar os efeitos da aplicação do projeto "O Calendário e a Medida do Tempo" no ensino aprendizagem de ciências de uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública do município de Santa Bárbara D’Oeste-SP. Seus temas vinculavam-se ao conteúdo presente no planejamento do ensino de Ciências dessa série e buscou a integração com outras áreas. Este trabalho justifica-se pela constatação de que o ensino de Ciências tem sido marcado pela fragmentação do conhecimento e pela falta de contextualização. Buscou investigar em que medida o Projeto favorece a integração curricular nos anos iniciais do Ensino Fundamental e o desenvolvimento cognitivo dos alunos. Três atividades básicas foram realizadas pelos alunos de modo coletivo e individual, ao longo do ano letivo, complementadas com leituras de textos de gêneros diversos, sistematizações em grupo, entrevistas com pessoas da comunidade e cadernos de memórias dos alunos. Esta pesquisa é do tipo experimental, sem grupo de controle. Os dados foram coletados em sala de aula, com ajustes no direcionamento da proposta, tendo sido observada a modificação no comportamento e aprendizagem dos alunos envolvidos. Os resultados obtidos indicam que a aplicação do projeto favoreceu a construção de um conhecimento integral que busca a reciprocidade e a interação entre as áreas curriculares envolvidas. Os alunos apresentaram mudanças de pensamento, construíram individual e coletivamente conhecimentos sobre os temas tratados e interagiram com outros alunos, professores e funcionários da escola, bem como com seus pais, familiares e pessoas do seu bairro. As atividades desenvolvidas e o Projeto Calendário mostraram-se bastante adequados como mecanismo de trabalho nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na perspectiva interdisciplinar e de construção coletiva de conhecimentos.