COELHO, Marcelo de Sousa
Proposição de uma sequência didática para formação de professores centrada na discussão da natureza da ciência por meio de estudo histórico do telescópio de Galileu
Anápolis/GO, Universidade Estadual de Goiás, UEG, 2016. 100p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Wellington Pereira de Queirós).
|
Resumo |
A necessidade de incluir, nos currículos de ciências, instrução a respeito de estudos sobre a
Natureza da Ciência, de modo a promover concepções mais adequadas acerca da empreitada
científica, em especial na educação em ciências, tem sido uma preocupação entre
pesquisadores, em educação científica e filosófica, desde o início do século XX. Tal discussão
mostra-se importante para a formação de professores na contestação da visão empirista-
indutivista da ciência, com a finalidade de buscar visões mais próximas da epistemologia
contemporânea. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho é fazer um estudo histórico do
telescópio de Galileu e discutir como este estudo poderá propiciar a construção de uma
sequência didática, centrada nos pontos consensuais da Natureza da Ciência, para ser utilizada
na perspectiva do modelo reflexivo no processo formativo de professores. Além disso, por
meio desta discussão, construímos a sequência didática com o intuito de corroborar na
aprendizagem de aspectos da Natureza da Ciência, na formação de professores de ciências,
que ministram aulas nos dois últimos anos das séries iniciais (8o e 9o ano) e ou Física para o
Ensino Médio. Para tal fim, utilizamos como metodologia a pesquisa documental e o Estudo
de Caso Histórico proposto por Arthur Stinner. Assim, no estudo histórico, evidenciamos os
elementos teóricos que influenciaram o trabalho de aperfeiçoamento do telescópio de Galileu,
tais como: planejamento de experimentos, busca por exatidão e precisão, estudos da
combinação de lentes e o contato com a primeira luneta. Isto contribui para o entendimento de
que a teoria precede a observação, rompendo com a visão de que o conhecimento nasce
somente de uma base observacional e experimental, contestando a visão individualista e
neutra de Ciência. Nesse sentido, tal discussão mostra-se importante para a formação de
professores para contestar a visão empirista-indutivista da ciência, com a finalidade de buscar
visões mais próximas da epistemologia contemporânea, que tem entre os seus representantes:
Kuhn, Koyré, Feyerabend, Popper, Lakatos, Latour, Laudan, entre outros.
|
Palavras-chave |
Natureza da Ciência, Astronomia, Telescópio de Galileu, Sequência Didática, Formação de Professores
|
Abstract |
The necessity to include, in science curricula, instruction regarding studies on the Nature of
Science, in order to promote more adequate conceptions about the scientific enterprise,
particularly in science education, has been a concern among researchers in education and
philosophical science, from the early twentieth century. This discussion is important for
teachers training in the defense of the empiricist-inductive view of science, in order to get
closer views of contemporary epistemology. In this sense, the objective of this study is to
make a historical study of Galileo's telescope and discuss how this study could encourage the
construction of a didactic sequence centered on consensual points of Nature of Science, to be
used in view of the reflective model in the process of teachers training. In addition, through
this discussion, we built a didactic sequence in order to corroborate the learning aspects of the
Nature of Science and science teachers training, who teach to the last two years of the initial
series (8th and 9th grades) and/or who teach physics to high school. To this purpose, we used
documentary research and case study proposed by Arthur Historic Stinner as methodology.
Thus, in the historical study, we noted the theoretical elements that influenced the
improvement of work of Galileo's telescope, such as design of experiments, search for
accuracy and precision, studies of the combination of lenses and contact with the first lunette.
This contributes to the understanding that theory precedes observation, breaking with the view
that knowledge only comes from an observational and experimental base, challenging the
individualistic and neutral view of science. In this sense, this discussion is important for
teachers training to challenge the empiricist-inductive view of science, in order to get closer
views of contemporary epistemology, which is represented by: Kuhn, Koyré, Feyerabend,
Popper, Lakatos, Latour, Laudan, among others.
|
Keywords |
Nature of Science, Astronomy, Galileo's telescope, Didactic Sequence, Teacher Education.
|
Nível |
Mestrado
|