MENDONÇA, Marcos de Oliveira
Proposta de construção de uma Sequência Didática abordando tópicos de Cosmologia no Ensino Médio
Brasília/DF, Universidade de Brasília, UnB, 2018. 180p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Vanessa Carvalho de Andrade).
|
Resumo |
O presente trabalho foi desenvolvido com o intuito de se introduzir tópicos de Cosmologia
para estudantes do Ensino Médio. A escolha para se realizar esse trabalho foi pela elaboração
e aplicação de uma Sequência Didática inspirada na teoria da Aprendizagem Significativa de
David Ausubel e, também, no modelo de UEPS - Unidades de Ensino Potencialmente
Significativas, proposto por Moreira (2015). Nessa Sequência foram utilizados, como
materiais potencialmente significativos, TDIC - Tecnologias Digitais da Informação e
Comunicação, artigos científicos, e textos a respeito do tema Cosmologia. Na oportunidade o
professor/pesquisador produziu um texto sobre o tema com o intuito de tornar a linguagem
mais acessível para estudantes e professores de Educação Básica. A Sequência foi aplicada
em uma turma regular de Ensino Médio e os resultados obtidos foram satisfatórios pelas
análises realizadas a respeito da Sequência Didática e do texto autoral sobre Cosmologia. Os
estudantes demonstraram interesse e indícios de aprendizagem significativa através da
abordagem utilizada.
|
Palavras-chave |
Cosmologia, Sequência Didática, Aprendizagem Significativa, UEPS, TDIC, Materiais Potencialmente Significativos.
|
Abstract |
The present work was developed with the aim of introducing topics of Cosmology for high
school students. The choice to perform this work was for the elaboration and application of a
Didactic Sequence inspired by the theory of Significant Learning of David Ausubel and also
in the model of UEPS - Units of Education Potentially Significant, proposed by Moreira
(2015). In this sequence were used, as potentially significant materials, TDIC - Digital
Technologies of Information and Communication, scientific articles, and texts regarding the
theme Cosmology. In the opportunity the teacher / researcher produced a text on the subject
with the intention of making the language more accessible for students and teachers of Basic
Education. The sequence was applied in a regular high school class and the results obtained
were satisfactory by the analyzes carried out regarding the Didactic Sequence and the author's
text on Cosmology. Students demonstrated interest and significant learning cues through the
approach used.
|
Keywords |
Cosmology, Didactic Sequence, Significant Learning, LIFO, TDIC, Potentially Significant Materials.
|
Nível |
Mestrado
|