Proposta de construção de uma Sequência Didática abordando tópicos de Cosmologia no Ensino Médio

MENDONÇA, Marcos de Oliveira
Brasília/DF, Universidade de Brasília, UnB, 2018. 180p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Vanessa Carvalho de Andrade).

Resumo O presente trabalho foi desenvolvido com o intuito de se introduzir tópicos de Cosmologia para estudantes do Ensino Médio. A escolha para se realizar esse trabalho foi pela elaboração e aplicação de uma Sequência Didática inspirada na teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e, também, no modelo de UEPS - Unidades de Ensino Potencialmente Significativas, proposto por Moreira (2015). Nessa Sequência foram utilizados, como materiais potencialmente significativos, TDIC - Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, artigos científicos, e textos a respeito do tema Cosmologia. Na oportunidade o professor/pesquisador produziu um texto sobre o tema com o intuito de tornar a linguagem mais acessível para estudantes e professores de Educação Básica. A Sequência foi aplicada em uma turma regular de Ensino Médio e os resultados obtidos foram satisfatórios pelas análises realizadas a respeito da Sequência Didática e do texto autoral sobre Cosmologia. Os estudantes demonstraram interesse e indícios de aprendizagem significativa através da abordagem utilizada.
Palavras-chave Cosmologia, Sequência Didática, Aprendizagem Significativa, UEPS, TDIC, Materiais Potencialmente Significativos.
Abstract The present work was developed with the aim of introducing topics of Cosmology for high school students. The choice to perform this work was for the elaboration and application of a Didactic Sequence inspired by the theory of Significant Learning of David Ausubel and also in the model of UEPS - Units of Education Potentially Significant, proposed by Moreira (2015). In this sequence were used, as potentially significant materials, TDIC - Digital Technologies of Information and Communication, scientific articles, and texts regarding the theme Cosmology. In the opportunity the teacher / researcher produced a text on the subject with the intention of making the language more accessible for students and teachers of Basic Education. The sequence was applied in a regular high school class and the results obtained were satisfactory by the analyzes carried out regarding the Didactic Sequence and the author's text on Cosmology. Students demonstrated interest and significant learning cues through the approach used.
Keywords Cosmology, Didactic Sequence, Significant Learning, LIFO, TDIC, Potentially Significant Materials.