Proposta de material paradidático sobre as origens do universo e da vida

NASCIMENTO, Jociene Oliveira Vitória
Proposta de material paradidático sobre as origens do universo e da vida
Feira de Santana/BA, Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, 2015. 91p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Ana Carla Peixoto Bitencourt e Vera Aparecida Fernandes Martin).

Resumo As áreas das ciências da natureza, especialmente a Astronomia, vêm sendo enriquecidas com muitas informações produzidas a partir do avanço tecnológico. O estudo das origens do Universo e da vida atrai o homem ao longo de sua existência sobre a Terra. Até o momento, não foi detectada vida em outros astros do Universo, mas já sabemos que existem vários sistemas planetários com boas possibilidades. Estas informações chegam à escola e devem ser trabalhadas a fim de gerarem conhecimento. A educação brasileira, especialmente na escola pública, apresenta inúmeros problemas relacionados com aprendizagem, evasão, desmotivação de discentes e docentes e pouca credibilidade quanto a capacidade de formar cidadãos. A partir dos temas de Astronomia que constam no currículo do Ensino Fundamental e da constatação de que existe deficiência na formação docente sobre conhecimentos básicos desta ciência, propõe-se a elaboração de um paradidático embasado em concepções científicas, a ser utilizado na Educação Básica. O paradidático foi pensado no formato de história em quadrinhos atendendo aos documentos oficiais que regulam a educação brasileira quando estes propõem o uso de diferentes linguagens no ensino. Utilizou-se a consulta bibliográfica e os métodos da pesquisa quali e quantitativa. Para a elaboração do paradidático, houve a preocupação em apoiá-lo em pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa. A elaboração do paradidático e os temas escolhidos são justificados a partir da constatação da pouca utilização da Astronomia enquanto ciência com um potencial muito grande para o desenvolvimento de ações interdisciplinares, uma vez que seus temas fazem parte do currículo da Educação Básica e oferecem possibilidades de transformar a maneira como se concebe a educação, favorecendo o letramento científico e apontando para o desenvolvimento de propostas transdisciplinares.
Arquivo PDF document 2015_NASCIMENTO_D_UEFS.pdf — Documento PDF, 3.46 MB