Proposta de sequência didática para ensino de tópicos de astronomia na disciplina de Física no Ensino Médio

SILVA, Bruno Fiorindo da
Dourados/MS, Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, 2018. 68p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Eriton Rodrigo Botero).

Resumo Devido aos problemas enfrentados no ensino de tópicos de Astronomia no Ensino Médio, pela falta de ênfase dessa área nos cursos de graduação em Física, pelo fato de que nos anos iniciais esse conhecimento ser abordado por profissionais de outras áreas e pelo pequeno número de aulas semanais destinados ao trabalho de toda grade curricular de Física destinada ao Ensino Médio juntamente com esses temas, o presente trabalho teve por objetivo o desenvolvimento de uma sequência didática que auxilie o professor na abordagem de tópicos de Astronomia no Ensino Médio, não necessitando de um grande número de aulas e que fosse capaz de promover a construção de conhecimento e ampliação das relações de interatividade entre os alunos. A sequencia didática foi aplicada em dez aulas, em que se abordaram os conteúdos presentes no referencial pedagógico do Ensino Médio, como Gravitação e eis de Keppler, ao mesmo tempo em que se realizou uma abordagem simples sobre a origem do Universo e Sistema Solar. Dividiu-se a sequencia didática em três atividades. Na primeira abordou-se a Teoria do Big-Bang, Formação do Sistema Solar e Origem da Vida ao trabalharem com Histórias em quadrinhos “galera das ciências em: a origem do universo”. Na segunda atividade foi realizado um estudo, através de um minicurso sobre formação do Sistema Solar e evolução do Sol. Na terceira e ultima atividade os estudantes se apropriaram de conteúdos como Gravitação Universal e Leis de Keppler ao manipular o jogo on-line “meu sistema solar”. A Sequência Didática para Ensino de Tópicos de Astronomia na Disciplina de Física no Ensino Médio foi elaborada, teve sua aplicabilidade testada e averiguada em uma turma do Ensino Médio e as contribuições deixadas por ela para o ensino de conceitos de Astronomia foram examinadas, concluindo-se que ela contribuiu positivamente para a construção de conhecimento, sobre os novos temas, por parte dos alunos envolvidos nesta pesquisa.
Palavras-chave Ensino de Física, Astronomia, Sequência Didática.
Abstract Due to the problems faced in the teaching of Astronomy topics in High School, due to the lack of emphasis of this area in undergraduate courses in Physics, due to the fact that in the initial years this knowledge was approached by professionals from other areas and by the small number of weekly classes destined to the work of all curricular of Physics destined to the High School together with these subjects, the present work had as objective the development of a didactic sequence that helps the teacher in the approach of topics of Astronomy in High School, not requiring a large number of classes and that was capable of promoting the construction of knowledge and expansion of interactions among students. The didactic sequence was applied in ten classes, in which the content present in the pedagogical framework of the High School was approached, like Gravitation and laws of Kepler, at the same time that a simple approach was realized on the origin of Universe and Solar System. The didactic sequence was divided into three activities. In the first one the Big-Bang Theory, Formation of the Solar System and Origin of the Life was approached when working with Histories comic book "galera of sciences in: the origin of the universe". In the second activity a study was carried out, through a mini-course on the formation of the Solar System and evolution of the Sun. In the third and final activity students appropriated contents like Universal Gravitation and Keppler Laws when manipulating the online game "my solar system". The Didactic Sequence for Teaching Astronomy Topics in the Discipline of Physics in High School was elaborated, had its applicability tested and verified in a high school class and the contributions left by it to the teaching of astronomy concepts were examined, concluding that it contributed positively to the construction of knowledge, on the new themes, by the students involved in this research.
Keywords Physics education, Astronomy, Didactic Sequence.