Proposta de um minicurso de Astronomia para alunos do Ensino Fundamental II

PESQUERO, Lucas Canevarolo
Proposta de um minicurso de Astronomia para alunos do Ensino Fundamental II
São Carlos/SP, Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, 2015. 99p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Gustavo de Araujo Rojas).

Resumo Neste trabalho, é proposto um minicurso de Astronomia, que pode ser utilizado como preparação para a Olimpíada Brasileira de Astronomia, mas que tem como função principal se tornar mais uma ferramenta de resgate do ensino desta disciplina. Mesmo aqueles que não cursaram uma disciplina específica de Astronomia, ao longo de sua vida acadêmica, podem se utilizar deste minicurso, pois para cada aula da sequência textos e vídeos com informações complementares foram indicados, tornando-o acessível a todos os interessados. Para justificar a necessidade desta sequência didática, a dissertação é iniciada com um panorama nacional do ensino de Astronomia e suas principais deficiências, em seguida descreve a Olimpíada Brasileira de Astronomia e suas conquistas, relata experiências de minicursos ministrados anteriormente para, somente no fim, propor um possível roteiro de atividades.
Arquivo PDF document 2015_PESQUERO_D_UFSCAR.pdf — Documento PDF, 1.86 MB