BARBOSA, Jaelson
Proposta de um modelo didático para estudar as fases da Lua e os eclipses
Natal/RN, Instituto Federal do Rio Grande do Norte, IFRN, 2016. 130p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Calistrato Soares da Câmara Neto).
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Resumo |
No estudo das fases da Lua e dos eclipses, existem trabalhos de pesquisa que
mostram a existência de erros conceituais na estrutura cognitiva dos alunos do
ensino médio, como também, entre os professores, levando-os às concepções
alternativas acerca das explicações desses fenômenos. Um grande número
dessas concepções alternativas tem origem na experiência cotidiana e elas são
impregnadas da linguagem comum, com procedimentos pouco reflexivos e
críticos. Este trabalho tem como objetivo diagnosticar as concepções alternativas
e provocar, nos estudantes, o conflito cognitivo acerca dos fenômenos de
formação das fases da Lua e dos eclipses através do nosso produto educacional.
A utilização de um modelo didático que representa o sistema Terra-Lua-Sol é
uma ferramenta poderosa na transposição do saber a ensinar para o saber
ensinado. O nosso referencial teórico está alicerçado na teoria interacionista e
construtivista de Jean Piaget (teoria da equilibração) e na transposição didática
de saberes. A eficiência do nosso produto educacional, com relação à
aprendizagem em sala de aula, foi avaliada através do questionário (pós-teste).
Os resultados mostraram, através de gráficos, o avanço na estrutura cognitiva
dos alunos que participaram da pesquisa.
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Palavras-chave |
Fases da Lua, Eclipses, Concepções Alternativas, Modelo Didático.
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Abstract |
In the study of the moon phases and eclipses there are research papers showing
the existence of conceptual errors in the cognitive structure of high school
students, as well as among teachers, taking them to alternative conceptions
about the explanations of these phenomena. A large number of these alternative
conceptions are originated from everyday experience and they are pervaded with
common language, with few deep thinking and critical procedures. This study
aims to diagnose the alternative conceptions and provoke in students the
cognitive conflict about the phenomena of formation of the moon phases and
eclipses through our educational product. The usage of a didactic model that
represents the Earth-Moon-Sun system is a powerful tool in the transposition of
the knowledge to teach to the knowledge taught. Our theoretical framework is
based on the interactionist and constructivist theory of Jean Piaget (equilibration
theory) and in the didactic transposition of knowledge. The efficiency of our
educational product, in relation to learning in the classroom, was assessed
through a questionnaire (post-test). The results showed, through graphs, the
advance in the cognitive structure of the students who participated in the
research.
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Keywords |
Phases of the Moon, Eclipses, Alternative Conceptions, Didactic Model.
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Nível |
Mestrado
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