MOREIRA, Raphael Henrique
Proposta de uma sequência didática com o uso de recursos diversificados para o ensino e a aprendizagem de tópicos específicos de astronomia
São Carlos/SP, Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, 2015. 188p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Márlon Caetano Ramos Pessanha).
|
Resumo |
Os desafios atuais da educação brasileira se dão em diferentes planos, sejam aqueles relacionados às condições estruturais, à valorização e capacitação dos professores e na inovação pedagógica. Este último aspecto envolve repensar as abordagens e recursos utilizados nas situações de ensino. Considerando isto, neste trabalho foi elaborada uma sequência didática (SD) que pretende contribuir para melhorar o ensino e a aprendizagem de um tema específico de ciências relacionado com o tópico Terra e Universo: localização pelo que pode ser visto no céu. Este tema contempla o que é sugerido nos Parâmetros Curriculares Nacionais e no currículo do estado de São Paulo para os alunos do 7º ano do ensino fundamental. A SD foi planejada utilizando alguns princípios contidos nas Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS), nas Sequências de Ensino e Aprendizagem (SEA) e nas situações-problemas. Ela foi criada buscando uma articulação entre vários recursos pedagógicos, alguns já disponíveis no caderno do aluno da escola pública de São Paulo e outros construídos especialmente neste trabalho, como um Jogo de Tabuleiro e uma maquete para construção da Constelação do Cruzeiro do Sul. A SD foi aplicada em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do interior de São Paulo, ou seja, em um ambiente educacional formal. Como resultados da implementação, foi observado que algumas atividades desenvolvidas na SD contribuíram para o cumprimento de requisitos necessários para que haja a aprendizagem significativa: a predisposição do aluno para a aprendizagem e a disponibilidade de materiais potencialmente significativos.
|