Proposta para Desenvolver Conceitos de Astronomia no Ensino Médio.

MUNHOZ, Tatiane Godinho
Proposta para Desenvolver Conceitos de Astronomia no Ensino Médio.
Santa Maria/RS, Centro Universitário Franciscano de Santa Maria, UNIFRA, 2013. 97p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Gilberto Orengo de Oliveira).

Resumo Evidencia-se na sociedade que a Física está ligada a todas as manifestações do saber e também às ações cotidianas do homem. Porém, na escola, muitas vezes, essa disciplina é um tanto traumatizante para boa parte dos alunos. A proposta deste trabalho foi divulgar o tema Astronomia entre alunos do Ensino Médio (EM), de modo a despertar nos estudantes o interesse pela disciplina de Física, bem como motivar neles o gosto pelo saber científico. As atividades foram desenvolvidas no âmbito do Clube de Astronomia (CA). Ao término do trabalho organizou-se um Caderno de Atividades, que constam roteiros e sugestões de atividades fornecidas pela organização da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e que foram utilizadas no decorrer deste trabalho. A pesquisa foi de caráter qualitativo com 25 alunos do Ensino Médio de uma escola pública federal, na faixa etária de 14 a 16 anos. No decorrer das atividades os alunos foram preparados para a OBA e, que também proporcionou instrumentação para poderem seguir carreiras ligadas à área científica. A avaliação prévia dos alunos deu-se por meio de um questionário, e posteriormente, desenvolveu-se práticas com o tema Astronomia. Para identificar indícios de aprendizagem significativa, realizou-se um pós-teste para avaliar se o aluno solidificou sua aprendizagem. O embasamento teórico do trabalho deu-se em cima da Teoria de David Ausubel. Observou-se, pelos resultados obtidos, que houve indícios de alteração de alguns conhecimentos prévios não corretos, e também percebeu-se uma grande motivação dos alunos que culminou com um excelente desempenho no ano de 2011 da escola na OBA. Também observou-se, qualitativamente, uma melhora significa na participação dos alunos nas aulas curriculares de Física.
Palavras-chave Ensino de Astronomia, Ensino de Física, Aprendizagem Significativa.