PIERO, Iria Aparecida Storer Di
Ratio Studiorum, educação e ciência nos séculos XVI e XVII
Piracicaba/SP, Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP, 2008. 133p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: José Maria de Paiva).
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Resumo |
O presente estudo teve como objetivo desvendar as possíveis conexões entre
o desenvolvimento da ciência e a educação preconizada pela Companhia de Jesus
nos séculos XVI e XVII através de revisão de literatura e leitura de documentos da
Companhia, em especial o Ratio Studiorum. O exercício da atividade científica nesse
recorte temporal foi, durante muito tempo, tratado como algo que não condizia com a
vida religiosa, nos sendo difícil imaginar um padre ou um mestre jesuíta realizando
experiências, produzindo livros científicos, lecionando disciplinas como astronomia,
física, matemática, geometria, etc. Entendemos que essa forma de pensar seria
olhar essa temática de forma anacrônica, emitindo juízos de valor a partir de uma
ótica contemporânea. Para a finalidade desse estudo, não nos esquivamos de
pensar que não há incompatibilidade entre ser jesuíta, ser educador e ser cientista.
Porém, também não pensamos que os jesuítas se dedicaram ao estudo científico
prioritariamente. Descobrimos que os conhecimentos construídos, especialmente
dentro de instituições religiosas como a Companhia de Jesus e, consequentemente,
o plano de estudos adotado em seus colégios - o Ratio Atque Institutio Studiorum
Societatis Jesus nunca foi anti-científico, alcançando inúmeras nações e culturas,
servindo de embasamento e disseminação tanto de práticas educativas, como de
novos caminhos científicos (práticos e teóricos), espaço para o diálogo entre a
matemática e as outras disciplinas do currículo. Destacamos entre os jesuítas
cientistas e matemáticos: Clavius, Grienberger, Kricher e Ricci, considerados
fundadores de novas metodologias científicas, bem como introdutores do
aprendizado científico no ambiente escolar, com destaque para a Aula da Esfera do
Colégio de Santo Antão e o desenvolvimento de um currículo de matemáticas para
os colégios jesuítas. Demonstramos por meio dos autores, que se apresentaram
nessa dissertação, que os jesuítas frente às novas realidades eram flexíveis e
abertos às inovações, destacando que eles estavam, inclusive, perigosamente
próximos das mais inovadoras tendências cientificas e filosóficas.
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Palavras-chave |
Educação Jesuítica, Ciência, Matemática, Ratio Studiorum.
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Abstract |
This study has the objective of unraveling the possible connections between the
development of science and the Society of Jesus driven education on XVI and XVII
century. The scientific activity on this time frame was, during a long period, treated as
something dissociated of religious life, which makes difficult for us to imagine a priest
or a Jesuit master conducting experiments, writing scientific assays, teaching
disciplines such as astronomy, physics, mathematics, geometry etc., in a époque
where theology was the “Queen of Sciences”, and where philosophy was the most
important discipline taught on the Jesuit colleges. But, it’s understood that this was
thinking on this theme in an anachronistic manner, judging values from a
contemporary point of view. For this study, we didn’t ignore the idea of an
incompatibility between being a Jesuit, an educator and a scientist. Also, we didn’t
put up the idea of Jesuits having scientific study as top priority. We believe, however,
that a great majority of scientific knowledge were accumulated over the centuries
allowing what is known as “Scientific Revolution”. And that this knowledge was built
specially within religious institutions, since there were no more qualified institutions
on the period. The Jesuit Colleges and therefore the education plans adopted by
them – the Ratio Atque Institutio Studiorum Societatis Jesus, which had reached the
four corners of the globe and were the basis and responsibles for the dissemination
of new practical and theoretical scientific knowledge. The Jesuit Colleges were
places where the mathematics tried to dialogue with others you discipline of the
resume. It’s clergy, among which are Clavius, Grienberger, Kricher, Ricci among
others, are considered the founders of new scientific methodologies, as well as the
introducers of the scientific learning on the school environment, with particular focus
to the Teaching of Sphere on Saint Anthony the Great College and the introduction of
a scientific curricula (mathematics) on the Orders colleges. Therefore, we intend to
clarify how the diffusion and production of scientific knowledge (specially the
mathematic) and technical (related with the need of transatlantic navigation) on the
Jesuits colleges of XVI and XVII century, hoping to demonstrate through the authors
that are shown in this study that the Jesuits when faced with novel realities were
flexible and open to innovation, dangerously close to the newest trends of science
and philosophy.
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Keywords |
Jesuitical Education, Science, Mathematics, Ratio Studiorum.
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Nível |
Mestrado
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