Recursos educacionais abertos para o Ensino de Astronomia

COSTA, Ludmila Bolina
Recursos educacionais abertos para o Ensino de Astronomia
São Paulo/, Universidade de São Paulo, USP, 2015. 185p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Elysandra Figueredo Cypriano).

Resumo Apresentamos as pesquisas realizadas para a idealização e elaboração do Produto Final vinculada ao Mestrado Profissional em Ensino de Astronomia. Em 2014 foi realizada uma pesquisa pautada em entrevistas gravadas com 13 professores de Física de escolas públicas da cidade de Ituiutaba-MG, a fim de sondar as expectativas desses professores quanto à produção de um curso de formação continuada. Os professores indicaram que não teriam disponibilidade para participar de um curso e também não interromperiam seus conteúdos de Física para dar uma aula somente de Astronomia. No entanto, a maioria se mostrou aberta a trabalhar a abordar tópicos de Astronomia de um modo interdisciplinar caso recebessem um material facilitador para essa abordagem. Os resultados também apontaram para as dificuldades do professor em encontrar materiais didáticos adequados que incluam Astronomia dentro do contexto sugerido pelo Currículo Básico Comum de Minas Gerais (CBC-MG). Deste modo, foram elaboradas três ações para tentar atender as necessidades dos professores: i: Auxiliar o professor em sua formação referente a conteúdos e metodologias de ensino de Astronomia; ii) Suprir o descompasso entre a proposta do currículo nacional e estadual, e iii) Atender através dos materiais elaborados tanto os professores pesquisados quanto outros professores que também necessitam de apoio para suas aulas de Astronomia. Para atender estas ações foi elaborada uma página Wiki intitulada Recursos Educacionais para o Ensino de Astronomia. Nesta, disponibilizamos planos de aula em formato Recursos Educacionais Abertos (REA) elaborados com os assuntos menos discutidos no material disponível no CBC-MG para o professor, explorando os três momentos pedagógicos em uma abordagem interdisciplinar. Os materiais elaborados consistem em: planos de aula, slides e seu respectivo apoio, atividade prática e roteiro para utilização de simuladores. Os REA elaborados são licenciados de maneira aberta, podendo ser utilizados pelos professores com ou sem modificações, de modo a adequarem a sua realidade. Em 2015, uma unidade curricular foi aplicada em sala a fim de avaliar o conhecimento dos alunos em Física e Astronomia. Outra avaliação do produto final consistiu em reencontrarmos os professores questionados inicialmente para apresentar o material elaborado, com o propósito de verificar se suas expectativas foram atendidas. Apesar de indicarem a necessidade de um repositório de mídias, este não foi bem avaliado. Em contrapartida, os REA elaborados foram apreciados e atendeu as expectativas dos professores.