Reflexões e contribuições para o ensino de gravitação clássica no nível médio

MEDEIROS, Geneci Cavalcanti Moura de
Reflexões e contribuições para o ensino de gravitação clássica no nível médio
/RN, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Profissionalizante), 2005. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Luiz Carlos Jafelice).

Resumo O tema Gravitação Clássica faz parte do currículo vigente para o Ensino Médio, sendo ministrado na 1a série desse nível de ensino. Esta dissertação apresenta uma pesquisa a respeito do tema Gravitação Clássica no Ensino Médio baseada em dois eixos norteadores e complementares de pesquisa e ação. O primeiro eixo apóia-se na análise de 21 livros didáticos de Física, que são mais comumente utilizados no Ensino Médio na cidade de Natal/RN. O segundo eixo, trabalhado após serem verificadas as deficiências mais comuns presentes nos livros didáticos, corresponde à elaboração, seguida da aplicação prática, de um curso sugerindo como abordar o tema em sala de aula. Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) advogam que esse tema é muito importante para a formação dos alunos e que o seu estudo auxilia na compreensão de diversos fenômenos da natureza. Considerando essa visão do tema pelos PCNEM, os 21 livros analisados foram separados em dois grupos: o primeiro grupo, com 10 livros, foi editado antes da divulgação dos PCNEM, e o segundo grupo, com 11 livros, após a sua divulgação. Independentemente de pertencer ao primeiro ou ao segundo grupo, a grande maioria dos livros didáticos relega o tema para um segundo plano; dois deles chegam ao extremo de sugerir, nas orientações aos professores, que o conteúdo Gravitação seja omitido, caso o “tempo seja insuficiente”. Essa constatação sinaliza no sentido de que os PCNEM não produziram nenhuma mudança na concepção dos autores dos livros a respeito do tema. Para a análise dos livros didáticos, utilizou-se como instrumento um roteiro que elaboramos, por meio do qual se procurou evidenciar a importância relativa da contextualização histórica e filosófica do tema, da experiência cotidiana dos alunos e da interdisciplinaridade, entre outros pontos. Constatou-se que os livros didáticos pouco enfatizam os aspectos históricos da construção do conhecimento, a relação com as questões do cotidiano e o caráter interdisciplinar do tema Gravitação. Chama a atenção a não concordância entre os autores a respeito do conhecimento anterior ou dos pré-requisitos necessários aos alunos para iniciarem o estudo da Gravitação. O curso que elaboramos foi ministrado tanto para professores como para alunos, sendo abordados aspectos teóricos e práticos, com ênfase em questões históricas e em questões relacionadas com o cotidiano das pessoas. O curso para professores foi realizado como uma atividade de extensão da UFRN e foi ministrado, pela autora desta dissertação, na Escola Estadual Francisco Ivo Cavalcanti (Natal/RN). Fizeram-se presentes a esse evento 23 professores de várias escolas da rede pública e de várias áreas do conhecimento. O orientador e os colegas mestrandos da autora desta dissertação atuaram como colaboradores, registrando opiniões e relatos dos participantes. O curso para alunos contou com a participação de 300 alunos regularmente matriculados em seis diferentes turmas do 1º ano do Ensino Médio da Escola Marista de Natal/RN, onde a autora desta dissertação atua como professora de Física. Esse curso para alunos foi realizado como parte das atividades curriculares normais, ficando três turmas sob responsabilidade direta da autora desta dissertação e três outras a cargo de outro professor da escola, que atuou como colaborador. Tanto o curso para professores como o curso para alunos constou de duas etapas, cada uma de 5 horas. A primeira etapa foi desdobrada em dois momentos, sendo o primeiro centrado no levantamento das concepções espontâneas sobre Gravitação, trabalhando-se basicamente com os experimentos de lançamento livre e pêndulo; o segundo momento centrou-se em apresentações teóricas e discussões sobre os modelos de universo. A segunda etapa do curso foi um aprofundamento sobre as Leis de Kepler e a Lei da Gravitação Universal de Newton, sendo utilizadas, como instrumentos motivadores, práticas envolvendo construções do sistema solar em escala. Como instrumentos de avaliação de ambos os cursos, foram utilizados questionários e relatos de opiniões, além de avaliações usuais, na versão do curso para alunos. Os professores participantes demonstraram disponibilidade para realizar práticas interdisciplinares; todavia, segundo seus próprios relatos, eles freqüentemente esbarravam na dificuldade do “como fazer”. Da experiência vivida nos dois cursos, verificou-se que a abordagem aqui proposta para o tema Gravitação Clássica, apoiada no tripé teoria, prática e aspectos históricos e filosóficos, é viável e efetiva. Espera-se que essa pesquisa possa contribuir na formação de uma opinião, entre os professores, a respeito de como abordar o tema Gravitação Clássica, e possa fornecer subsídios para que os interessados desenvolvam práticas em sala de aula visando aprimorar o ensino desse tema, que é de importância ímpar na formação dos alunos do Ensino Médio.