Relógios de Sol nas aulas de matemática: construção do conhecimento através da prototipagem

LOPES, Jorge Luis da Costa
Feira de Santana/BA, Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, 2017. 150p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Germano Pinto Guedes; Marildo Geraldête Pereira.).

Resumo O estudo focalizado nesta Dissertação foi realizado no Colégio Estadual Alaor Coutinho - CEAC, localizado em Praia do Forte, município de Mata de São João – Bahia, colégio no qual grande parte dos estudantes dos anos letivos de 2014 e 2015 relatou, em sala de aula, maiores dificuldades de entendimento dos assuntos relacionados à Trigonometria e Geometria. Na tentativa de reverter essa situação e facilitar a aprendizagem de assuntos existentes na Trigonometria e na Geometria, foram utilizados conhecimentos básicos de Astronomia relacionados a relógios de Sol, aliados a conceitos de Geografia com relação às Coordenadas Geográficas e Movimentos da Terra. Foram realizadas atividades com estudantes do Ensino Fundamental e Médio, tais como: oficinas, aulas e eventos relacionados com a construção e posicionamento dos Relógios de Sol. Como produto final, confeccionamos diferentes Relógios de Sol do Tipo Equatorial, assim como uma Sequência Didática destinada a professores da educação básica.
Palavras-chave Ensino de Matemática, Relógios de Sol, Trigonometria, Geometria.