Reprodução de experimentos ligados às distâncias em Astronomia: interdisciplinaridade entre os ensinos de Matemática e Astronomia

AMORIM, Gleidson Andrade de
Reprodução de experimentos ligados às distâncias em Astronomia: interdisciplinaridade entre os ensinos de Matemática e Astronomia
Feira de Santana/BA, Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, 2018. 72p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Vera Aparecida Fernandes Martin).

Resumo Este trabalho teve o propósito de evidenciar a importância da divulgação da Astronomia, e de promover discussões em sala de aula sobre como, onde, quando e qual o motivo de se trabalhar com a seguinte questão: “Como os antigos resolviam distâncias na Astronomia?”. Mediante este questionamento procurou-se, mediante a aplicação de atividades experimentais, provocar a discussão em sala de aula e a constatação dos métodos antigos para o cálculo de distâncias astronômicas, baseando-se na interdisciplinaridade evidente com a Matemática e a Astronomia. O produto educacional é um manual que tem como uma das metas a evidenciação da interdisciplinaridade da Astronomia com a Matemática por intermédio de experimentos. Tal produto poderá ser utilizado por professores em suas salas de aula ou em espaços não formais de ensino.
Palavras-chave Cálculo de distâncias, distâncias em Astronomia, Geometria
Abstract This paper aimed to highlight the importance of the dissemination of Astronomy and to promote discussions in the classroom about how, where, when and why to work with the following question: "How did the ancients solve distances in Astronomy?" . Through this questioning, through the application of experimental activities, we tried to provoke the discussion in the classroom and the verification of the ancient methods for calculating distance in Astronomy, based on the evident interdisciplinarity with Mathematics and Astronomy. The educational product is a “book” that has as one of the goals the evidence of the interdisciplinarity of Astronomy with Mathematics (Geometry), through experiments. Such a product may be used by teachers in their classrooms or in non- formal teaching spaces.
Keywords distance calculation, distances in Astronomy, Geometry
Nível Mestrado