Saberes docentes na formação inicial de professores para o ensino de ciências físicas nos anos iniciais do ensino fundamental

PORTELA, Caroline Dorada Pereira
Curitiba/PR, Universidade Federal do Paraná, UFP, 2009. 199p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Ivanilda Higa).

Resumo Na presente pesquisa investiga-se a formação inicial de professores para o ensino de ciências físicas nos anos iniciais do ensino fundamental em um curso de Pedagogia, a partir da constatação de poucos trabalhos dessa linha envolvendo tais cursos. Buscou-se identificar e analisar os saberes docentes (TARDIF, 2002) explicitados por futuros professores na análise de um episódio de ensino, e para tal, foram utilizados como instrumentos de pesquisa um questionário aberto e entrevistas semi-estruturadas. A análise dos dados produzidos foi baseada em alguns princípios da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1994, 2008) possibilitando identificar a presença de elementos referentes às condições em que tais alunos estão sendo formados para atuar, dentre outras habilitações, como professores dos anos iniciais, e mais especificamente, sua relação com os conteúdos escolares de Ciências e o seu ensino. Percebeu-se que a maioria dos entrevistados apontou uma formação insuficiente para o ensino de Ciências referindo-se principalmente a carga horária reduzida nas disciplinas voltadas para a formação docente. Vários sujeitos da pesquisa demonstraram também insegurança e despreparo para ensinar Ciências, destacando a pesquisa como subsídio para superar as eventuais dificuldades conceituais, juntamente com a própria prática docente. Os resultados ainda apontam que os futuros professores indicam a necessidade do domínio de conteúdo específico por parte do professor que ensina Ciências. Entretanto, os próprios sujeitos parecem não dominar conceitos básicos de astronomia, apresentando concepções errôneas sobre conteúdos de ciências físicas, particularmente Estações do Ano. Dessa forma, destaca-se que se o professor não possuir os conhecimentos específicos, suas concepções podem se assemelhar às concepções dos alunos e a prática docente pode reforçar junto aos alunos as explicações não aceitas cientificamente. Nesse sentido, percebese que o curso de Pedagogia em questão parece pouco enfatizar os saberes disciplinares e curriculares, que são aqueles referentes aos conteúdos e programas de ensino. A formação inicial não encerra em si e nem tem a pretensão de finalizar a formação do sujeito enquanto professor. Entretanto, conforme foi possível observar em algumas das falas dos sujeitos de pesquisa, essa formação inicial deveria proporcionar situações de efetiva aprendizagem do ser professor por meio de situações de discussão e reflexão sobre a prática docente, sobre conteúdos escolares dos anos iniciais do ensino fundamental e sobre situações de ensino, em que os saberes docentes poderiam ser desenvolvidos para a tomada de decisões diante da complexidade das situações de ensino vividas no cotidiano escolar.