Sala Ambiente de Astronomia - Uma proposta interdisciplinar

BARRETO, Katyuscya Ferreira
Sala Ambiente de Astronomia - Uma proposta interdisciplinar
Feira de Santana/BA, Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, 2018. 75p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Ana Verena Freitas Paim; Paulo César da Rocha Poppe.).

Resumo Este trabalho consiste na implantação de uma Sala Ambiente de Astronomia em uma escola pública de Feira de Santana (Colégio Estadual Coriolano Carvalho), pautada em uma proposta didática favorável a um processo de ensino interdisciplinar no campo das ciências. E tem como objetivos analisar se o uso de uma Sala Ambiente de Astronomia influencia no ensino-aprendizado dos conteúdos das ciências; Planejar e organizar uma Sala Ambiente interativa na escola contendo objetos didáticos relacionados à Astronomia; Avaliar a importância da Astronomia enquanto elemento de mediação para o ensino e aprendizagem das ciências; Promover situações de produção de objetos didáticos pelos estudantes para organização de Sala Ambiente; Verificar a potencialidade educativo- formativa de uma Sala Ambiente para a promoção do ensino-aprendizado das ciências. Dessa maneira, representa uma tentativa de intervir na forma como as aulas são conduzidas, refletindo, portanto, a necessidade de melhor explorar e otimizar o espaço da sala de aula. Aspiramos com isso, demonstrar a importância da mudança do espaço físico e recursos, como local de desenvolvimento de atividades interdisciplinares, bem como propor uma mudança na concepção dos professores sobre o modo de educar para que facilite a compreensão do processo de ensino-aprendizagem de Ciências, Química, Física, Matemática, entre outras, em um ambiente devidamente preparado para esta tarefa. A Sala Ambiente revelou possuir mais que uma potencialidade educativo-formativa para promoção do ensino-aprendizado das ciências, ela possibilitou uma integração maior entre professor/estudante e estudante/estudante. O Produto educacional decorrente do trabalho desenvolvido é um Caderno Pedagógico cujo propósito é traduzir-se em uma proposta de apoio aos professores que desejarem organizar uma Sala Ambiente de Astronomia e desenvolver as Sequências Didáticas nele contidas.
Palavras-chave Interdisciplinaridade, Sala ambiente, Astronomia;, Ensino de ciências.