SILVA, Enilson Araújo da
Sequência Didática com Temas Motivadores no Ensino de Física
Ituiutaba/MG, Universidade Federal de Uberlândia, UFU, 2016. 170p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Milton Antônio Auth).
|
Resumo |
O presente trabalho tem como base a elaboração e desenvolvimento de uma Sequência
Didática de Física nas turmas de primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública,
envolvendo atividades estruturadas a partir de temas de Astronomia, Astronáutica e
Aeronáutica. Além disso, foi produzido um Tutorial didático-pedagógico para professores
desenvolverem processos de ensino-aprendizagem de física via atividades com foguetes
artesanais estruturadas em momentos pedagógicos de problematização, sistematização e
contextualização. Neste contexto, a compreensão e o aprofundamento de conceitos e
fenômenos científicos e físicos, têm relação com conhecimentos cotidianos, em conformidade
com a teoria histórico-cultural, com os Três Momentos Pedagógicos, a dialogicidade e as
Tecnologias de Informação e Comunicação, como instrumentos de desencadeamento das
ações e de motivação, a exemplo de filmes e aplicativos no ensino de astronomia, física e
matemática. As atividades de investigação foram do tipo qualitativo e compreenderam
relatórios, questionários, entrevistas semiestruturadas e outros apontamentos. O
desenvolvimento da Sequência Didática possibilitou um processo de ensino-aprendizagem
diferenciado, compreendendo aspectos como: conceitualização, contextualização,
flexibilidade, interdisciplinaridade e relação teórico-experimental.
|