JÚNIOR, Eraldo Miranda
Sequência Didática no ensino de Matemática: uma proposta interdisciplinar com a Astronomia
Feira de Santana/BA, Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, 2018. 126p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Vera Aparecida Fernandes Martin, Paulo César da Rocha Poppe).
|
Resumo |
O objetivo deste trabalho é contribuir para o desenvolvimento de estratégias de ensino e
aprendizagem em aulas de Matemática, propondo uma Sequência Didática (SD) (produto
educacional gerado neste trabalho) que facilite a compreensão de um artigo científico no
âmbito da Astronomia, voltado ao Ensino Médio. Foi desenvolvida uma proposta de
potencialização do ensino a partir da utilização de uma SD que contemplou o assunto de
Matemática correlato à Física no contexto da Astronomia, proporcionando a elaboração
de todas as etapas da SD, sua aplicação e a disponibilização de instruções para futuros
aplicadores. A partir da participação de estudantes e do(s) professor(es) envolvido(s)
criou-se um Contrato Didático com o objetivo de dar intencionalidade a todas as etapas da
SD e, sobretudo, a compreensão de um artigo como objeto de estudo. Também, foi
utilizada a ideia de Mapas Conceituais, desenvolvida por Novak, em uma perspectiva de
compreender como cada estudante organiza suas ideias sobre o material que terá acesso
e de acordo às aulas ministradas pelo professor regente. Houve um efeito positivo em
relação à aplicação da SD em sala de aula, uma vez que os estudantes sinalizaram um
avanço quanto a sua aprendizagem, principalmente no que concerne a ampliação de uma
estrutura cognitiva muito mais significativa, possibilitando uma melhor compreensão do
artigo trabalhado. À medida que cada etapa ia sendo aplicada, notamos que os
estudantes foram ganhando autonomia, o que ficou bem evidenciado na apresentação
dos seminários. Todos os procedimentos utilizados para produzir e aplicar a SD refletiu
uma mudança de postura dos estudantes em sala de aula. Cremos que, mais do que
nunca, mudanças a nível organizacional e didático-pedagógicas são necessárias, no
sentido de que práticas inclusivas, a partir de uma formação continuada, sejam propostas.
|
Palavras-chave |
Sequência Didática, Astronomia, Matemática.
|
Abstract |
The aim of this work is to contribute to the development of teaching and learning strategies
in Mathematics classes, proposing a Didactic Sequence (SD) (educational product related
to this work) that facilitates the understanding of a scientific article in the field of
Astronomy, aimed at High School. A proposal for the development of teaching was
developed from the use of an SD that contemplated Mathematics related to Physics in the
context of Astronomy, providing the elaboration of all stages of SD, its application and the
provision of instructions for future applicators. Based on the participation of students and
the teacher (s) involved, a Didactic Contract was created with the purpose of giving
intentionality to all stages of SD and, above all, the comprehension of an article as object
of study. Also, the concept of Conceptual Maps developed by Novak was used in order to
understand how each student organizes his ideas about the material that will have access
and according to the classes taught by the teacher regent. There was a positive effect in
relation to the application of SD in the classroom, since the students signaled an
improvement in their learning, especially in what concerns the expansion of a much more
significant cognitive structure, allowing a better understanding of the article worked. As
each step was being applied, we noticed that the students were gaining autonomy, which
was well evidenced in the presentation of the seminars. All procedures used to produce
and apply SD reflected a change of posture of students in the classroom. We believe that,
more than ever, changes at the organizational and didactic-pedagogical levels are
necessary, in the sense that inclusive practices based on continuous formation are
proposed.
|
Keywords |
Didactic Sequence, Astronomy, Mathematics.
|
Nível |
Mestrado
|