SILVA, Adaltro José Araújo
Sequências didáticas e Histórias em Quadrinhos para o ensino de Astronomia em espaços não formais de Educação
Feira de Santana/BA, Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, 2018. 98p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Paulo César da Rocha Poppe).
|
Resumo |
Este trabalho apresenta uma proposta didática, elaborada por meio de pesquisa aplicada,
no intuito de divulgar cientificamente a Astronomia produzindo e utilizando materiais
didáticos para o seu ensino, buscando melhorias nos índices de avaliação da Escola
Básica implementando temas e conceitos atuais, inter-relacionados a temas transversais,
sobre tópicos gerais em Astronomia. Para isto, foi elaborado como produto educacional,
um manual com atividades práticas no formato de Sequências Didáticas e dois livretos
paradidáticos no formato de História em quadrinho, sendo estruturados pela construção e
aplicação de várias atividades, desenvolvidas a partir da perspectiva dos temas História
da Astronomia, Criação e Evolução do Sistema Solar, Propriedades Observacionais das
Estrelas e Instrumentação em Astronômica. O projeto tem como público alvo estudantes
do Ensino Fundamental e Médio de várias escolas públicas do município de Valente-BA.
Está justificado pelos baixos índices das nossas escolas nas avaliações do PISA
(Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) e do IDEB (Índice de
Desenvolvimento da Educação Básica). Esta proposta, fundamenta-se em teorias do
conhecimento e da aprendizagem, as quais nortearam as ações pedagógicas. Foram
usados questionários como ferramenta de coleta de dados e a análise estatística foi
realizada com aplicação dos Testes de Normalidade, análises dos diagramas Q-Q e
gráfico de dispersão, que são características preponderantes para utilização de testes
paramétricos, os quais foram aplicados Correlação Bivariada (Coeficiente de Pearson) e o
Teste T-Pareado. Além disso, como reforço a não homogeneidade de variância, foi
aplicado o teste não paramétrico de Wilcoxon. Idealiza-se a formação de estudantes
pautados na vertente da educação para Ciências, uma vez que a proposta de trabalho se
baseia nos princípios da alfabetização cientifica, proposta por muitos pesquisadores como
um dos meios para se alavancar os índices de avaliação nesta área.
|
Palavras-chave |
Astronomia, Clube de Ciência, Espaço não formal, História em Quadrinho, Sequência Didática.
|
Abstract |
This work presents a didactic proposal, elaborated through applied research, in order to
scientifically disseminate Astronomy producing and using didactic materials for its
teaching, seeking improvements in the evaluation indices of the Basic School
implementing current themes and concepts, interrelated to topics, on general topics in
Astronomy. For this, it was elaborated as an educational product, a manual with practical
activities in the format of Didactic Sequences and two booklets paradidáticos in format of
History in comic, being structured by the construction and application of several activities,
developed from the perspective of the themes History of Astronomy, Creation and
Evolution of the Solar System, Observational Properties of the Stars and Instrumentation
in Astronomical. The project is aimed at primary and secondary school students from
various public schools in the municipality of Valente-BA. It is justified by the low rates of
our schools in the PISA (International Student Assessment Program) and IDEB (Basic
Education Development Index) assessments. This proposal is based on theories of
knowledge and learning, which guided pedagogical actions. Questionnaires were used as
a data collection tool and the statistical analysis was performed with the application of
Normality Tests, QQ diagrams and scatter plot, which are preponderant characteristics for
the use of parametric tests, which were applied Bivariate Correlation (Coefficient of
Pearson) and the T-Paired Test. In addition, as reinforcement of non-homogeneity of
variance, Wilcoxon's nonparametric test was applied. It is idealized the formation of
students based on the education of science, since the proposal of work is based on the
principles of scientific literacy, proposed by many researchers as one of the means to
leverage the evaluation indices in this area.
|
Keywords |
Astronomy, Science Club, Non-Formal Space, Comic, Didactic Sequence.
|
Nível |
Mestrado
|