Sequências didáticas e Histórias em Quadrinhos para o ensino de Astronomia em espaços não formais de Educação

SILVA, Adaltro José Araújo
Feira de Santana/BA, Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, 2018. 98p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Paulo César da Rocha Poppe).

Resumo Este trabalho apresenta uma proposta didática, elaborada por meio de pesquisa aplicada, no intuito de divulgar cientificamente a Astronomia produzindo e utilizando materiais didáticos para o seu ensino, buscando melhorias nos índices de avaliação da Escola Básica implementando temas e conceitos atuais, inter-relacionados a temas transversais, sobre tópicos gerais em Astronomia. Para isto, foi elaborado como produto educacional, um manual com atividades práticas no formato de Sequências Didáticas e dois livretos paradidáticos no formato de História em quadrinho, sendo estruturados pela construção e aplicação de várias atividades, desenvolvidas a partir da perspectiva dos temas História da Astronomia, Criação e Evolução do Sistema Solar, Propriedades Observacionais das Estrelas e Instrumentação em Astronômica. O projeto tem como público alvo estudantes do Ensino Fundamental e Médio de várias escolas públicas do município de Valente-BA. Está justificado pelos baixos índices das nossas escolas nas avaliações do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) e do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Esta proposta, fundamenta-se em teorias do conhecimento e da aprendizagem, as quais nortearam as ações pedagógicas. Foram usados questionários como ferramenta de coleta de dados e a análise estatística foi realizada com aplicação dos Testes de Normalidade, análises dos diagramas Q-Q e gráfico de dispersão, que são características preponderantes para utilização de testes paramétricos, os quais foram aplicados Correlação Bivariada (Coeficiente de Pearson) e o Teste T-Pareado. Além disso, como reforço a não homogeneidade de variância, foi aplicado o teste não paramétrico de Wilcoxon. Idealiza-se a formação de estudantes pautados na vertente da educação para Ciências, uma vez que a proposta de trabalho se baseia nos princípios da alfabetização cientifica, proposta por muitos pesquisadores como um dos meios para se alavancar os índices de avaliação nesta área.
Palavras-chave Astronomia, Clube de Ciência, Espaço não formal, História em Quadrinho, Sequência Didática.
Abstract This work presents a didactic proposal, elaborated through applied research, in order to scientifically disseminate Astronomy producing and using didactic materials for its teaching, seeking improvements in the evaluation indices of the Basic School implementing current themes and concepts, interrelated to topics, on general topics in Astronomy. For this, it was elaborated as an educational product, a manual with practical activities in the format of Didactic Sequences and two booklets paradidáticos in format of History in comic, being structured by the construction and application of several activities, developed from the perspective of the themes History of Astronomy, Creation and Evolution of the Solar System, Observational Properties of the Stars and Instrumentation in Astronomical. The project is aimed at primary and secondary school students from various public schools in the municipality of Valente-BA. It is justified by the low rates of our schools in the PISA (International Student Assessment Program) and IDEB (Basic Education Development Index) assessments. This proposal is based on theories of knowledge and learning, which guided pedagogical actions. Questionnaires were used as a data collection tool and the statistical analysis was performed with the application of Normality Tests, QQ diagrams and scatter plot, which are preponderant characteristics for the use of parametric tests, which were applied Bivariate Correlation (Coefficient of Pearson) and the T-Paired Test. In addition, as reinforcement of non-homogeneity of variance, Wilcoxon's nonparametric test was applied. It is idealized the formation of students based on the education of science, since the proposal of work is based on the principles of scientific literacy, proposed by many researchers as one of the means to leverage the evaluation indices in this area.
Keywords Astronomy, Science Club, Non-Formal Space, Comic, Didactic Sequence.