Sequências didáticas para a construção de contos de ficção científica e a produção de vídeos, como instrumentos de mediação para o ensino da Astronomia e das Ciências Exatas

COSTA, Antonio Manoel Pereira Vila Nova
Feira de Santana/BA, Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, 2018. 49p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Iranderly Fernandes de Fernandes; Vera Aparecida Fernandes Martin.).

Resumo O interesse dos alunos do Ensino Médio pela Literatura Científica e pelas Ciências Exatas, de acordo com os últimos marcadores de ensino-aprendizagem aplicados no Brasil, tem-se mostrado muito abaixo das expectativas da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), revelando assim uma juventude apática aos conhecimentos científicos. Essa apatia também se mostra presente entre os estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional de Itaparica – CETEPI, na cidade de Paulo Afonso – BA. Objetivo: Esse trabalho visa incentivar os alunos a terem um maior contato e despertar o gosto pelas ciências através das atividades, propostas nas sequencias didáticas, que culminarão na construção de livros de contos e a produção de vídeos, com o uso da ficção científica em seus vários formatos, aqui sugeridos, como elementos motivadores para o aprendizado de Astronomia, Ciências Exatas, além de estimular a produção textual, através da criação de contos de FIC com base nos conhecimentos científicos, em especial saberes físicos e astronômicos. Material e Método: Para esse trabalho foi usado a abordagem qualitativa em forma de pesquisa-ação, com inserções de materiais como livros, filmes e vídeos de ficção científica ao longo do ano letivo. Resultados: O resultado deste trabalho foi a materialidade dos dois livros, chamados FICÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA, VOL 1 e 2, onde foi possível permitir aos alunos em exercitar, expor e concretizar, via literatura, a sua imaginação e também da realização, com significativo sucesso das adaptações, dos vídeos de curta duração, baseados em contos de ficção cientifica. Conclusão: Usar a ficção científica como agente intermediador e motivador no processo de ensino aprendizagem das Ciências Exatas e Astronomia se mostrou positiva, já que é uma linguagem que permite a aproximação dos alunos com o passado, o presente e o futuro dos avanços tecnológicos, suas implicações econômicas e sócias propiciando assim uma melhor compreensão do mundo em que vive. O produto educacional gerado nesta pesquisa foi um Manual de Sequências Didáticas para construção de contos de ficção científica e a produção de vídeos para o ensino da Astronomia.
Palavras-chave Conhecimento Científico, Ficção Científica, Literatura, Astronomia.