Simuladores experimentais de radiotelescópios para o ensino de Astronomia no nível médio

ARAÚJO, Marcelo Lago
Feira de Santana/BA, Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, 2017. 253p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Germano Pinto Guedes; Marildo Geraldête Pereira.).

Resumo Com a Radioastronomia podemos estudar o Universo por meio das ondas de rádio que chegam até nós, aproveitando as janelas de observação atmosférica. É um ramo da Astronomia que abrange o desenvolvimento de novas tecnologias para a captação, detecção, armazenamento e análise de imensas quantidades de dados. Num cenário de diversas inovações tecnológicas, os desenvolvimentos científicos oriundos da Radioastronomia têm impacto em outros campos do saber e o estudo desta Ciência é um recurso pertinente para o Ensino de componentes da Física, em caráter interdisciplinar. Antes de propor os Produtos Educacionais, tendo a Radioastronomia como tema, foi necessário vivenciar seus aspectos práticos, desde a construção de protótipos às observações radioastronômicas com radiotelescópios experimentais, como o Radio Jove. As vivências em campo se constituíram numa prática que pode ser adotada por outros professores. Forneceram conhecimentos para o desenvolvimento dos Produtos Educacionais propostos: Experimento de Hertz, Rádio de Galena Adaptado, Simulador de Io-Júpiter, Simulador de Pulsar, Radiotelescópio Banda Ku, Simulador RCFM, Oficina para Professores e o sítio na Internet, repositório dos roteiros dos Produtos Educacionais. Também colaboraram para a metodologia desenvolvida que inclui a proposta de aplicação em sala de aula com a utilização de Mapas Conceituais e Diagramas em Vê, para diagnóstico, avaliação e condução dos experimentos. Os produtos foram testados e avaliados qualitativamente, a partir de sua aplicação em eventos de divulgação científica em ambientes formais e não formais de ensino. Nestas avaliações, obtiveram qualificação positiva que indica a sua relevância para a promoção da aprendizagem significativa, a partir dos itens analisados.
Palavras-chave Radioastronomia, Eletromagnetismo, Ensino Médio, Produtos Educacionais.