SILVA, Claudinei Antônio da
Solarscópio: Equipamento para a filmagem e gravação do movimento aparente do Sol
Maringá/PR, Universidade Estadual de Maringá, UEM, 2016. 88p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Ronaldo Celso Viscovini).
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Resumo |
A presente dissertação tem como objetivo filmar as posições do movimento aparente
do Sol, através do aparelho Solarscópio, desenvolvido com materiais de fácil
acesso e pouco custo, buscando compreender o sistema solar e os fenômenos
cíclicos ligados a ele, como movimento de translação e rotação da Terra, as
estações do ano, solstício de verão e solstício de inverno, equinócio de outono e
equinócio de primavera, a geometria da Terra, assim como sua inclinação de
23°27’33” em relação ao plano perpendicular ao plano que contém a eclíptica,
compreendendo que essa inclinação é uma das consequências que define as
estações do ano na Terra. Foi desenvolvido para fornecer aos professores do ensino
fundamental e médio meios de fomentar o interesse de seus alunos pela ciência e
pela tecnologia, auxiliá-los na problematização de situações que envolvam
conteúdos físicos, possibilitando aos estudantes o levantamento de hipóteses na
tentativa de explicar as questões propostas sobre os movimentos da Terra. Objetiva,
também, apresentar encaminhamentos metodológicos, por meio de diversas
estratégias de ensino, intensificando-se as possibilidades de debates e discussões,
facilitando a criação, a análise, a formulação de conceitos, o desenvolvimento de
ideias e a escolha de diferentes caminhos para o encaminhamentos das atividades.
Adotamos a teoria de aprendizagem de Bruner, devido à sua importância quanto ao
método da descoberta, com base na ideia de que o conhecimento da estrutura das
disciplinas exige a utilização das metodologias das ciências, fazendo, assim, críticas
às metodologias expositivas, considerando que a aprendizagem das ciências se faz
melhor por meio do envolvimento dos alunos no processo de descoberta e no uso de
metodologias científicas próprias de cada ciência.
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Palavras-chave |
Solarscópio, movimento aparente do Sol, Astronomia.
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Abstract |
This dissertation aims to shoot the positions of the apparent motion of the Sun,
through a Solarscope device developed with easily accessible materials and little
cost, to understand the solar system and cyclic phenomena connected to it, such as
translational motion and rotation of the Earth, the seasons, the summer solstice and
winter solstice, autumn equinox and spring equinox , the geometry of the Earth as
well as his inclination of 23° 27 ' 33 "to the plane perpendicular to the plane
containing the ecliptic, and the inclination is one of the consequences that define the
seasons on Earth. It was developed to provide middle and high school teachers, to
promote the interest of their students in science and technology, helping them in the
problematization of situations involving physical content that enable students to raise
hypothesis in an attempt to explain the issues proposals on the movements of the
Earth. Present methodological referrals through various teaching strategies,
intensifying the possibilities of debates and discussions, facilitating the creation,
analysis, formulation of concepts, developing ideas and choosing different paths for
the referrals. Adopt the learning theory of Bruner, due the importance he gives to
discovery method, based on the idea that knowledge of the structure of disciplines
requires the use of the methodologies of science, by doing so, criticism of expository
methodologies, considering, that learning science is done best through the
involvement of students in the process of discovery and the use of scientific
methodologies specific to each science.
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Keywords |
Solarscope, apparent movement of the Sun, Astronomy.
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Nível |
Mestrado
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